ALMS PI 383771260-x-120
O FOGO SEM PAUSA

Queimadas já consumiram 1,2 milhão de hectares de vegetação no Pantanal

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que o bioma teve 1.648 focos de incêndio em julho deste ano, o mais alto número desde 1998

3 agosto 2020 - 19h13
Bombeiros tentam apagar focos de incêndio no Pantanal.
Bombeiros tentam apagar focos de incêndio no Pantanal. - (Foto: Divulgação/Governo do MS)
Comper

Saiba Mais

As queimadas já devastaram mais de 1,2 milhão de hectares de vegetação nativa, nos dois últimos meses, no Pantanal, um dos principais ecossistemas brasileiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros dos dois Estados, foram queimados 815 mil hectares no Pantanal de Mato Grosso do Sul e 350 mil hectares no território coberto pelo bioma em Mato Grosso.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o Pantanal teve 1.648 focos de incêndio em julho deste ano, o mais alto número desde 1998, quando a região passou a ser monitorada por satélite. O número é 3,4 vezes maior que em julho do ano passado, quando houve 494 queimadas.

Nesta segunda-feira, 3, cerca de 300 militares e civis, além de cinco aeronaves das Forças Armadas, continuavam o combate às chamas na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Um avião cargueiro Hércules, com capacidade para 12 mil litros de água, apoia a ação das equipes em terra. No fim de semana, segundo relato dos moradores, uma chuva de fuligem cobriu a cidade.

Conforme o meteorologista Natálio Abrão, da Estação Climatológica de Campo Grande, capital do estado, a situação deve se agravar ante a previsão de mais 15 dias de seca. "A estiagem perdura há mais de 40 dias e o fogo atinge a raiz das plantas. Apaga por cima e depois reacende, pois o solo seco é arenoso e ácido", disse.

Avião lança água em incêndio no Pantanal.
Avião lança água em incêndio no Pantanal.

O comandante dos bombeiros, tenente-coronel Huesley Silva, informou que os novos focos de incêndio surgiram na divisa com o Mato Grosso, nas imediações do Parque Nacional do Pantanal. No estado vizinho, as chamas também são combatidas com apoio das Forças Armadas. Equipes embarcadas percorrem as populações ribeirinhas do Rio Paraguai orientando sobre as medidas a serem tomadas em caso de incêndio. Desde o mês passado, o uso de fogo para limpeza de áreas de lavouras e pastagens está proibido em todo o País.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas