Campanha TCE 44 Anos - PI 517/2024 de 18/03 a 22/03
PRAÇA DA CIDADANIA

Valdmário Rodrigues participa da entrega da Praça da Cidadania de Paraisópolis em SP

O ex-presidente presidente da Federação das Unimeds de MS e atual presidente do conselho técnico do Instituto Unimed inaugurou o espaço com o governador de São Paulo, João Doria, e com a primeira-dama Bia Doria

5 dezembro 2020 - 09h40Da Redação
O presidente do conselho técnico do Instituto Unimed, da Fundação da CNU (Central Nacional Unimed), médico gineco-obstetra Valdmário Rodrigues Júnior
O presidente do conselho técnico do Instituto Unimed, da Fundação da CNU (Central Nacional Unimed), médico gineco-obstetra Valdmário Rodrigues Júnior - (Foto: Divulgação)
Comper

O presidente do conselho técnico do Instituto Unimed, da Fundação da CNU (Central Nacional Unimed), médico gineco-obstetra Valdmário Rodrigues Júnior, que é ex-presidente da Federação das Unimeds de Mato Grosso do Sul, participou, ontem (04), da inauguração da Praça da Cidadania do Estado de São Paulo para a comunidade de Paraisópolis, considerada a 2ª maior favela do Brasil e a maior da cidade de São Paulo (SP), localizada no distrito de Vila Andrade, zona sul paulistana, onde vivem mais de 100 mil pessoas.

A cerimônia de inauguração foi comanda pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, e pela primeira-dama Bia Doria, que preside a FUSSP (Fundo Social de São Paulo), tendo ainda a presença de Kátia Okumura, superintendente de Comunicação, Eventos e Sustentabilidade da CNU (Central Nacional da Unimed). A Praça da Cidadania foi idealizada e projetada pelo FUSSP e construída com o apoio da CNU, sendo uma iniciativa inédita para promover capacitação profissional dentro de comunidades vulneráveis em todo o Estado de São Paulo.

A cerimônia de inauguração foi comanda pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, e pela primeira-dama Bia Doria, que preside a FUSSP (Fundo Social de São Paulo)

A inauguração da praça aconteceu ontem (4)

O presidente do conselho técnico do Instituto Unimed acrescenta que as salas foram equipadas pelo CNU

Segundo Valdmário Rodrigues, a participação da CNU no projeto da Praça da Cidadania atende aos princípios cooperativos. “Existem sete princípios do cooperativismo e o sétimo princípio é aproximar-se da sociedade, então, no evento de ontem, nós fizemos uma entrega em uma das maiores favelas do Brasil. Nessa entrega, junto com a FUSSP, presidida pela Bia Doria, pudemos presentear a comunidade de Paraisópolis com uma quadra de esportes, aparelhos para exercícios físicos, uma sala de treinamento de informática, uma sala de treinamento de serviços de capacitação para atuar em padaria e uma sala de treinamento serviços de costura”, enumerou.

O presidente do conselho técnico do Instituto Unimed acrescenta que as salas foram equipadas pelo CNU e entregues à comunidade da região de Paraisópolis para que possa desenvolver atividades culturais e desportivas. “Nós contribuímos com a inclusão das pessoas daquela comunidade, que são desprovidas de condições econômicas e financeiras. Por isso, nós praticamos o sétimo princípio cooperativista, que é a inclusão junto à sociedade. A Central Nacional da Unimed, em parceria com o governador João Doria, com a sua esposa Bia Doria, fez essa entrega que foi muito importante para a sustentabilidade, para que a gente faça o acolhimento dos membros menos favorecidos, ou seja, praticando princípios cooperativistas”, reforçou.

O espaço é feito para promover a capacitação das pessoas vivem na região

A Praça da Cidadania foi idealizada e projetada pelo FUSSP

O projeto é uma iniciativa inédita para promover capacitação profissional dentro de comunidades vulneráveis em todo o Estado de São Paulo

Saiba mais sobre as praças

As praças da Cidadania de São Paulo foram idealizadas pela FUSSP e trata-se de uma iniciativa inédita, visando beneficiar os moradores de comunidades vulneráveis em todo o Estado de São Paulo. O objetivo é promover a capacitação profissional e geração de renda dentro de comunidades vulneráveis em todo o Estado.

A Central Nacional da Unimed, em parceria com o governador João Doria, com a sua esposa Bia Doria, fez essa entrega que foi muito importante para a sustentabilidade

Além do centro de capacitação, o espaço contém de equipamentos tradicionais de uma praça, como quadras poliesportivas, playground e pistas de caminhada

Os locais contam com escolas gratuitas de qualificação do FUSSP, espaços de apoio ao empreendedor e aprovação de crédito, além de equipamentos tradicionais de uma praça, como quadras poliesportivas, playground e pistas de caminhada. As praças da Cidadania começaram a ser instaladas em agosto de 2019 com investimentos da iniciativa privada.

Os investimentos para construção foram da iniciativa privada

Os espaços são mantidos e administrados por um Conselho Gestor

Os espaços são mantidos e administrados por um Conselho Gestor constituído por representantes das comunidades, FUSSP, prefeituras e demais órgãos envolvidos. As praças da Cidadania têm como destaque a questão ecológica e, por isso, toda a construção dos espaços levou em consideração as soluções ambientais, como o uso da bi-construção e implementação de um biodigestor, jardim de chuva, cisterna, horta social agroecológica e composteira, entre outros.

Conheça a trajetória do ex-presidente da Federação das Unimeds de MS

Ginecologista e obstetra, formado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o médico Valdmário Rodrigues Júnior tem MBA em Gestão de Cooperativa de Saúde pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e foi presidente da Federação das Unimeds de Mato Grosso do Sul, bem como diretor da Unicred Central MS e primeiro-secretário da Unimed Campo Grande. Ele também é ex-vice-presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS) e foi chefe de serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, do serviço materno infantil do Hospital Militar de Campo Grande e diretor-clínico e preceptor do serviço de residência médica e diretor da Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande (MS), por quatro anos.

Valdmário Rodrigues foi diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, de 2009 a 2017, e coordenador do Conselho Gestor da Unimed Participações, vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Unimed e representante da Confederação na Câmara de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Também é membro colaborador da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência Médica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo.

Além disso, ele foi o único médico do Estado que chegou à diretoria de integração cooperativista de mercado da Unimed Brasil por dois mandatos, sendo quatro anos cada mandato. Valdmário Rodrigues também foi coordenador do conselho gestor da Unimed Participações por quatro anos em São Paulo e vice-presidente do conselho curador da Fundação da Central Nacional da Unimed (CNU) por quatro anos. Atualmente, ele é presidente do conselho técnico do Instituto Unimed, da Fundação da CNU, que é a maior operadora de plano de saúde do Sistema Unimed, localizada em São Paulo, com 1,8 milhão de vidas distribuídas em todo o País.

Banner Whatsapp Desktop