04 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
IMUNIZAÇÃO

Sala de Vacina da UEMS/UFGD visa imunizar público da Cidade Universitária

Doses de Hepatite B, Tríplice Viral e Febre Amarela já estão disponíveis

28 junho 2016 - 12h21DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA
Ianuguração da sala de vacina da UEMS/UFGD
Ianuguração da sala de vacina da UEMS/UFGD - Divulgação

Foi inaugurada nessa segunda-feira (27) a Sala de Vacinas da Cidade Universitária de Dourados, consolidando o resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), juntamente com a Secretaria de Saúde Municipal. Trata-se da 43ª Sala de Vacina instalada no município que já está em funcionamento desde as 13h de hoje com a Campanha de atualização vacinal da população de jovens e adultos da Cidade Universitária. 

Inicialmente, as doses disponíveis para que o público-alvo seja imunizado são de Hepatite B, Dupla Adulto ou Dupla Bacteriana, Febre Amarela e Tríplice Viral.O projeto original da Sala justifica que os frequentadores do espaço interinstitucional formado pelas duas Universidades possuem baixa participação nas ações e serviços de prevenção, promoção em saúde ofertada pela rede básica de saúde, principalmente por permanecerem a maior parte do tempo nos afazeres da universidade, sejam eles estudantes, docentes ou técnicos. 

O vice-reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, reconheceu a importância da parceria com a UFGD e com a Secretaria Municipal de Saúde, que viabilizou a concretização de um projeto que garante benefício a toda comunidade universitária. "Essa ação reforça o papel interinstitucional da UEMS e contribui para o fortalecimento de um dos nossos mais tradicionais cursos, que é o de Enfermagem", destacou Laércio. 

De acordo com Cássia Reis, a Sala também terá uma função pedagógica voltada para aprendizado dos acadêmicos/as de Enfermagem. "Desenvolvendo ações voltadas à aplicação de imunizações na população, eles se capacitarão para o mercado de trabalho. Essa não é uma realidade em grande parte dos cursos na área", reconheceu Cássia. 

"A população da Cidade Universitária é produtiva, jovem e engajada e necessita de apoio e suporte de políticas públicas promovidas pelas duas Universidades juntamente com a Prefeitura", afirmou o prof. Me. Henrique Sartori, que representou, no evento, a reitora da UFGD, Liane Calarge. 

A UEMS fornecerá a estrutura necessária para instalação da Sala, a Unidade de Suporte a Urgência (USU) da UFGD desenvolverá o trabalho por meio do Núcleo Municipal de Imunização seguindo diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. A logística de funcionamento do espaço contará com o staff de profissionais tanto da USU/UFGD quanto de docentes e técnicos. 

Também estiveram presentes no evento, entre os representantes da UFGD, a pró-reitora profa. Dra. Jaqueline Severino, o Prefeito Universitário, Waltecir Cardoso, além da Coordenadora da USU-UFGD, Maria Michelle Teixeira. Da UEMS, as pró-reitoras Adriana Rochas (Prodhs) e Márcia Alvarenga (Proec), além de docentes do curso de Enfermagem, Roberto Oliveira, Arino Sales, Eliza Hidalgo e Maria Selma Rodrigues. Da prefeitura Municipal, o enfermeiro Edvan Marcelo, representou Carla Ribeiro, Coordenadora Municipal de Imunização. 

Serviço 

A Sala de Vacina está localizada no prédio do Bloco D da UEMS (Bloco da Enfermagem). O horário de atendimento fixo será das 8h às 11h da manhã, de segunda à sexta-feira. 

A Sala também poderá ser utilizada em outras faixas de horário, "uma vez que a USU-UFGD funciona até às 23h, semanalmente, e, nestas situações basta que os interessados procurem a USU da UFGD que os aplicadores virão à Sala de Vacina aplicar as imunizações", informa o chefe da Seção de Projetos da Unidade, enfermeiro Alexandre Rodrigues Mendonça.  

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE