ribas
DEDETIZAÇÃO

Fumacê encerra semana percorrendo 11 bairros na capital

As equipes estarão nos bairros Jardim Caiobá, Vila Carlota, Estrela Dalva, Jardim Leblon, Vila Margarida, Mata do Jacinto, Monte Castelo, Nova Lima, Rita Vieira, São Conrado e Tarumã.

20 novembro 2020 - 14h18
( Foto: Prefeitura MS )
Comper

O serviço de borrifação ultra-baixo volume (UBV) – conhecido como fumacê -. que auxilia no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chykungunia, circulará por onze bairros nessa quinta-feira (20). As equipes estarão nos bairros Jardim Caiobá, Vila Carlota, Estrela Dalva, Jardim Leblon, Vila Margarida, Mata do Jacinto, Monte Castelo, Nova Lima, Rita Vieira, São Conrado e Tarumã.

Cada equipe da Coordenadoria de Controle e de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) percorrerá um bairro, já seguindo um roteiro previamente estabelecido.

Para uma maior eficácia do inseticida, é necessário que o morador abra portas e janelas, assim o veneno consegue atingir os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos.

Os veículos começarão a fazer a borrifação às 16h, e seguirão até 22h, já tendo um cronograma previamente estabelecido. Em caso de chuva ou fortes ventos na região em que as equipes estão programadas a passar, não será possível executar o serviço.

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno.

Banner Whatsapp Desktop