19 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
maracaju covid
CONSCIENTIZAÇÃO

ABREC-MS e SBN realizam campanha no dia mundial do rim

O tema escolhido para este ano vai abordar que “A Prevenção Da Doença Renal Crônica Começa Na Infância”

9 março 2016 - 10h30Da redação com informações da assessoria
Na capital serão realizadas diversas ações de saúde, nesta quinta-feira (10), na Praça Ary Coelho. Entre às 8h e às 16 horas serão prestados atendimentos de orientação médica e nutricionais à população.
Na capital serão realizadas diversas ações de saúde, nesta quinta-feira (10), na Praça Ary Coelho. Entre às 8h e às 16 horas serão prestados atendimentos de orientação médica e nutricionais à população. - Reprodução
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

A Abrec (Associação Beneficente Dos Renais Crônicos de Mato Grosso Do Sul) em comemoração ao dia Mundial do Rim, que acontece amanhã (10), realiza em parceria com a SBN (Sociedade Brasileira Nefrologia) a campanha 'Previna-se', que em 2016 tem como tema “A Prevenção Da Doença renal Crônica Começa Na Infância”.

A campanha deste ano faz um alerta para a doença renal na infância e os antecedentes da doença renal do adulto, que podem começar ainda na primeira idade. A doença renal crônica (DRC) na infância é diferente dos adultos, sendo as anomalias congênitas e as doenças hereditárias os diagnósticos mais frequentes, enquanto glomerulopatias e doença renal por diabetes incomuns em crianças. Além disso, muitas crianças com lesão renal aguda acabarão por desenvolver sequelas que podem levar à hipertensão e doença renal crônica na infância ou mais tarde na vida adulta.

Conscientizar a população e preparar a saúde pública para diagnosticar precocemente um futuro quadro de problemas renais, está entre as principais armas da comunidade médica para conter o avanço da doença e onde estão concentrados os maiores esforços atuais da nefrologia.

Serviço - A campanha vai intensificar suas ações amanhã (10). Na capital serão realizadas diversas ações de saúde neste dia na Praça Ary Coelho, entre às 8h e às 16h serão prestados atendimentos de orientação médicas e nutricionais à população. Estarão presentes junto com a Abrec a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Sesc (Serviço Social Do Comércio) e acadêmicos e professores dos cursos de medicina e nutrição da Anhaguera Uniderp.

Dados importantes

“World Kidney Day” é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). Teve inicio em 2006 e todos os anos se concentra em um tema. Sua missão é sensibilizar a importância dos rins a nossa saúde, visando reduzir a freqüência e o impacto da doença renal e seus problemas de saúde associados em todo o mundo.

A doença renal crônica em crianças é relativamente rara, porém quando ocorre, traz consequências devastadoras para as crianças acometidas e o tratamento dessa condição de alta complexidade é difícil, caro e trabalhoso. Particularmente em crianças, a DRC está associada a consequências graves para o crescimento o desenvolvimento dos pacientes e representa redução significativa na esperança de vida ao nascer.

O diagnóstico precoce da DRC é um objetivo mundial como estratégia de prevenção secundária dessa condição buscando o diagnóstico, e o tratamento precoces de crianças com DRC. Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas. Essa ação, se adotada plenamente em nosso meio, poderia lograr redução nas consequências da DRC nas crianças, adolescentes e mesmo em adultos.

Em nosso País há diferenças regionais importantes na incidência e prevalência da DRC, com maior frequência da doença nas regiões Sul e Sudeste, em detrimento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, o diagnóstico na maioria das vezes é tardio e incompleto. A situação clinicamente mais frequente é o estabelecimento do diagnóstico da DRC já em sua fase terminal, fazendo com que os benefícios potenciais do diagnóstico mais precoce sejam pouco aproveitados.

Conheça a Abrec

A Associação Beneficente Dos Renais Crônicos de Mato Grosso Do Sul é uma entidade sem fins lucrativos que oferece um tratamento multidisciplinar digno para centenas de renais crônicos carentes de Campo Grande e do interior do Estado de Mato Grosso do Sul.

Mensalmente a ABREC atende mais de 700 renais crônicos que dependem da instituição para continuar o tratamento. A entidade presta apoio socioassistencial através de reuniões mensais com temas diversos, assessoria jurídica e encaminhamento para outros órgãos competentes.

O trabalho da ABREC se baseia em ações concretas, que tem como objetivo proporcionar integridade ao renal crônico, para que ele possa vislumbrar uma perspectiva diante de sua doença e realizar o tratamento com melhores condições de vida.

Banner Whatsapp Desktop
SANESUL DIA DA ARVORE

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você apoia o retorno do ensino presencial em escolas públicas ainda no ano de 2020?

Votar
Resultados
GAL COSTA
pmcg ms
TJ MS