sebrae
Política

TRE-MS oficializa nome de novos vereadores de Campo Grande

18 dezembro 2013 - 15h02
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) oficializou nesta quarta-feira (18) e diplomará já amanhã, os quatros novos vereadores da Câmara municipal de Campo Grande. Hoje, o tribunal fez a recontagem dos votos das eleições de 2012 para saber e ratificar quais dos então candidatos entram no lugar dos parlamentares cassados por compra de votos, pela corte eleitoral, ocorrido a nove dias. A perda dos mandatos fez dois antigos, Paulo Pedra (PDT) e Thais Helena (PT), e dois eleitos em primeiro mandato, Delei Pinheiro (PSD) e Alceu Bueno (PSL) a dar lugar a outros três estreiantes no Legislativo municipal.
O TRE-MS com a recontagem oficial, hoje, ratifica os nomes já 'calculado' e antecipado pela imprensa, nestes dias de espera da ação do órgão eleitoral. A nova composição da Câmara, ao menos se o quarteto cassado, não reverter situação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), terá Francisco Luis do Nascimento (PRTB), conhecido como Saci; o médico Eduardo Cury (PTdoB); o professor José Chadid, ex-PSDB e o hoje já na vaga, Alex do PT.
Francsico, o Saci, ocupará a vaga de Bueno. Ele conseguiu 2.758 votos em uma das coligações de Edson Giroto, sendo do grupo do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB), hoje então oposição. A coligação de Saci / Bueno, reuniu PRB, PSL, PRTB, PTC, PRP, PPL e PCdoB, que conseguiuram 46953 votos. Mas com a perda dos 4089 após a cassação, ficou com 42.864 votos.
Alex do PT, que ocupa o lugar de Thais Helena como suplente na coligação do PT, agora garante sua vaga como vereador em definitivo. Eduardo Cury (PTdoB) ocupará a segunda sobra conquistada pela coligação no lugar de Paulo Pedra (PDT).
Vereadores cassados pelo TRE-MS na semana passada
Possível problema
Já quem fica com a vaga de Delei Pinheiro (PSD) é o atual secretário municipal de Educação, José Chadid, ex-PSDB, que deve deixar o cargo para assumir a Câmara. Contudo, Chadid foi expulso do ninho tucano e o aprtido já adiantou que vai recorrer pela vaga.
A assessoria do TRE-MS confirmou que mesmo sem partido ele será diplomado normalmente, pois foi eleito e o processo partidário ocorreu após a eleição, recentemente, no mês de outubro.
Serviço
Segundo o TRE-MS, a diplomação acontecerá amanhã (19), às 17 horas na sede da 54ª Zona Eleitoral, que fica localizada na Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180, Jd. Veraneio.
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop