25 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
JBS - Covid 19
IMPOSTO

Projeto no Senado prevê o fim do Imposto Sindical

Proposta do senador Blairo Maggi (PR/MT) quer acabar com o imposto sindical, contribuição anual que todo trabalhador deve dar ao sindicato.

23 fevereiro 2016 - 11h22DA REDAÇÃO
Divulgação/Agência Senado
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

O projeto do senador Blairo Maggi (PR – MT) põe fim ao imposto sindical cobrado anualmente dos trabalhadores. O senador acredita que o imposto promove uma dependência financeira dos sindicatos em relação ao estado. 

A proposta não agrada a todos, em especial, os sindicatos manifestam para que o projeto não seja aprovado. Afirmam que o dinheiro não vem do governo e sim do povo e que esse projeto vai acabar com os sindicatos. 

O projeto, que tramita no Congresso nacional, está ganhando popularidade, no site do Senado Federal, o projeto tem 215 manifestações, 131 a favor e 9 contra. 

O imposto sindical é uma contribuição anual que todo trabalhador deve dar ao sindicato. Essa contribuição é o valor referente a um dia de trabalho. O problema é que mesmo aqueles que não são filiados ao sindicato, têm a obrigação de pagar o imposto, que já vem descontado na folha de pagamento no mês de março de cada ano. 

O imposto sindical teve origem no governo de Getúlio Vargas, na constituição de 1937. Atualmente, os recursos são distribuídos em 60% para os sindicatos, 14% para as federações, 5% para as confederações e 20% para a chamada “conta especial emprego e salário”, administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você apoia o retorno do ensino presencial em escolas públicas ainda no ano de 2020?

Votar
Resultados
TJ MS INTERNO
pmcg ms
TJ MS