26 de fevereiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
IPVA 2021
atraso

Parlamentares reagem ao atraso no envio de insumos por de atritos diplomáticos

Maia marcou uma reunião para amanhã, 20, com Yang Wanming, embaixador da China em Brasília, para discutir o envio de doses e de insumos para produção de imunizantes

19 janeiro 2021 - 14h26
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) - ( Foto: Estadão )

Deputados usaram suas redes sociais para comentar o atraso no envio de insumos da China para produção de vacinas contra a covid-19 no País. A demora no despacho das remessas teria sido causada por atritos diplomáticos entre o Brasil e a China.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou uma reunião para amanhã, 20, com Yang Wanming, embaixador da China em Brasília, para discutir o envio de doses e de insumos para produção de imunizantes.

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), afirmou que "na falta de um presidente e por causa de um chanceler atrapalhado, incompetente e ofensivo", o presidente da Câmara tentará "explicar que o Brasil, ao contrário do governo Bolsonaro, respeita a China e deseja a vacina".

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) ironizou o slogan do governo federal dizendo: "Brasil acima de tudo', mas os desastres diplomáticos colocam o Brasil no fim da fila pelas vacinas". Valente também afirmou que o governo Bolsonaro "acabou com o BRICS (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) quando mais precisamos".

Natália Bonavides (PT-RN) classificou os ataques da família Bolsonaro ao governo chinês como "desastrosos em todos os sentidos" e "antidiplomacia negacionista". A deputada também destaca o trabalho dos governadores que, segundo ela, "correm em busca de vacinas e insumos para conter a pandemia". "Lutar pela vida é terminar com esse desgoverno!", conclui Bonavides.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) disse que os atritos diplomáticos entre os países foram causados "pela família Bolsonaro e seu chanceler terraplanista". Kokay classificou os ataques como "ideológicos e estúpidos". "Destruíram nossa política externa altiva e ativa e fizeram do Brasil pária internacional", completou.

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS
Banner TCE