Durante Encontro do Colégio de Presidentes Municipais do PMDB Mulher, nesta semana, foi elaborado um documento intitulado “Carta de Campo Grande” pedindo por mais espaço de poder e participação feminina nas decisões do Partido. A carta foi entregue ao Presidente do Partido e Vice-presidente da República, Michel Temer, durante sua passagem pelo Diretório do PMDB, pela Presidente do PMDB Mulher Estadual, vereadora Carla Stephanini, que aproveitou a ocasião para ressaltar o apoio de Temer ao seguimento.

A decisão de elaborar o documento foi unânime entre todas as participantes do Encontro. A maioria reclama que, não obstante a luta e o empenho de cada uma delas na organização do Partido e nos pleitos em geral, existe uma clara diferença entre homens e mulheres na hora das decisões mais importantes. A falta de apoio para as candidaturas femininas também esteve na pauta de discussão.
Logo no início do documento, destaca-se a gravidade da situação nacional e a necessidade de maior participação feminina nas instâncias políticas e de poder. Em seguida o Colégio de Presidentes Municipais defende algumas decisões como, por exemplo: garantir ao segmento, espaço na composição das comissões Executivas dos Diretórios Municipais, Estadual e Nacional; articulação e reivindicação do seguimento em prol da implantação nos municípios que ainda não dispõem de instrumentos de proteção, defesa e fortalecimento da cidadania. As mulheres também pediram que o PMDB tenha candidatura própria nas próximas eleições presidenciais.
Para Carla Stephanini, a carta entregue ao Presidente do PMDB, Michel Temer, foi escrita com o propósito de fortalecer a organização partidária e contribuir com a formação das lideranças femininas e o empoderamento da Mulher. O Partido fará Convenção Nacional no próximo dia 12 em Brasília. E o PMDB Mulher também elegerá as integrantes de sua Executiva no dia 11, também em Brasília. Com certeza as propostas contidas na Carta de Campo Grande ganharão adesão nacional.
