02 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Política

Fábio Trad destaca os advogados públicos em comemoração dos 20 anos da AGU

19 dezembro 2013 - 15h19
O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) ressaltou a importância dos advogados públicos para os êxitos da Advocacia-Geral da União (AGU) que completa 20 anos de existência. A data foi lembrada em sessão solene na Câmara dos Deputados. Para o parlamentar, a instituição "merece o reconhecimento como uma instituição que fomenta um dos mais caros valores da contemporaneidade que é a segurança jurídica em suas múltiplas atuações funcionais".
 
"São eles, os advogados públicos federais que no silêncio das pugnas gigantescas envolvem estratégicos interesses nacionais emprestam seu talento e a força de sua cultura jurídica para dar as condições técnicas que permitem aos estados brasileiros vencerem os desafios que hoje lhe proporcionam arrostar o futuro sem medo", afirma em seu discurso.
 
Fábio Trad critica o ônus dado apenas ao governo federal pelas conquistas da AGU. "A versão é sempre a mesma: vitória do governo. Mas o fato é que o jogo bruto do esforço é jogado no campo da política-institucional pelos advogados públicos muitas vezes esquecidos por essas conquistas", pontua o parlamentar.
 
A fala do deputado sul-mato-grossense chamou a atenção do também peemedebista, Mauro Benevides (CE), que pediu para se associar ao discurso. Ele participou da Assembleia Nacional Constituinte, como 1º vice-presidente substituiu, eventualmente, o presidente Ulisses Guimarães. "Na substituição eventual do grande Ulisses Guimarães, presidi a aprovação do capítulo das carreiras jurídicas: Ministério Público no artigo 127, a AGU no 131 e a Defensoria Pública no 134", relembrou o parlamentar.
 
Na avaliação de Fábio Trad, as duas décadas de atuação da AGU foram importantes para a legalização da ética na esfera pública. Por isso, a instituição merece mais atenção do governo. “Apesar de toda essa responsabilidade e a despeito de todo esforço do quadro de servidores da instituição, a prudência recomenda diagnosticar e enfrentar os entraves crônicos que enfrentam a AGU de crescer mais e melhor”, finaliza o deputado.
Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE