
As eleições municipais acontecem neste domingo (15), e muitos eleitores ainda não sabem como quitar as dívidas com a Justiça Eleitoral. Um dos motivos para justificar o voto é estar fora do domicilio eleitoral durante a eleição.

Em caso de ausência na votação, o eleitor tem 60 dias para apresentar a justificativa ao juiz eleitoral.
O eleitor pode conferir se tem alguma multa a ser paga por não votar sem apresentar justificativa pelo site do TSE. Basta preencher o formulário com as informações corretas (nome completo, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai) e marcar a opção “Não sou um robô”.
Página de consulta dos débitos do eleitor no site do TSE; para conferir se há alguma pendência com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve preencher todos os campos corretamente. (Foto: Reprodução)
Ao clicar em próximo, caso tenha algum débito com a Justiça Eleitoral, o cidadão pode emitir um boleto para pagar a multa. Para quitar a multa, basta emitir o boleto e pagá-lo. Ainda é necessário esperar o pagamento ser identificado pela Justiça Eleitoral e registrado na zona eleitoral onde está inscrito. Só então a regularização com relação à multa será confirmada.
No caso de a autoridade eleitoral determinar que o valor da multa, no caso específico, seja maior do que o emitido pelo boleto, a unidade eleitoral deve emitir um novo boleto com o valor a mais. O valor da multa é de R$3,50 por turno perdido.
Justificar voto E-Título - O eleitor que não estiver conseguindo justificar o voto por causa do problema de instabilidade no aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terá os próximos 60 dias para fazer a justificativa. Será possível realizá-la pelo site do TSE ou pelo próprio aplicativo, que continuará disponível.
O portal A Crítica já noticiou que se o eleitor não tiver acesso à internet, é possível justificar o voto pessoalmente em qualquer local de votação apresentando o título de eleitor aos mesários neste domingo. Pelo computador, os mesários vão registrar o número desse eleitor - não é mais necessário preencher aquela ficha em papel de anos anteriores.
