ribas
MENSALÃO

Eduardo Cunha é suspeito de pagar propina a aliados

Procuradoria Geral da República suspeita de pagamentos de Eduardo Cunha a políticos em troca de alianças

7 março 2016 - 08h26Da redação com informações de Claúdio Humberto.
Divulgação
Comper

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, é investigado pela suspeita de fazer pagamentos a políticos aliados utilizando-se do dinheiro obtido por meio do esquema de corrupção na Petrobras. Não está descartada a hipótese de um possível "mensalão" com o qual Eduardo Cunha garantia a fidelidade desse grupo, cujos nomes são mantidos sob sigilo absoluto.

A investigação da Procuradoria Geral da República começou a ser realizada a partir e revelação de diretores da empresa Carioca Engenharia, que fecharam acordo de delação premiada. Eles contaram que foram pagas a Cunha propinas no valor de R$52 milhões em bancos no exterior, indicados pelo presidente da Câmara.

A suspeita é que o propinoduto foi abastecido também na liberação de recursos para o fundo de investimentos do FGTS para o projeto Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, a cargo da Carioca Engenharia em consórcio com outras duas empresas enroladas na Lava Jato, a OAS e a Odebrecht.

A suspeita é que Fábio Cleto, ex-vice-presidente da Caixa nomeado para o cargo por influência de Cunha, é quem favorecia o esquema. Cleto também integrava o conselho do fundo de investimento do FGTS.

Banner Whatsapp Desktop