ALMS PI 383771260-x-120
PROJETO DE LEI

Deputada tenta derrubar contingenciamento de verba para sanidade animal

Um projeto de lei apresentado pela deputada Tereza Cristina (PSB/MS) pode garantir a sanidade agropecuária do rebanho brasileiro.

18 junho 2016 - 12h15Da redação
Deputada Tereza Cristina (PSB/MS)
Deputada Tereza Cristina (PSB/MS) - Divulgação
Comper

Um projeto de lei apresentado pela deputada Tereza Cristina (PSB/MS) pode garantir a sanidade agropecuária do rebanho brasileiro. A parlamentar apresentou na Câmara dos Deputados, Projeto de Lei Complementar visando acabar com o contingenciamento orçamentário das ações relacionadas à segurança da sanidade agropecuária. O PLP 180/2015 altera a redação da Lei Complementar 101/2000 e proíbe limitação de despesas com saúde no agronegócio.

Segundo a deputada, "o poder executivo delegou aos estados a execução da defesa sanitária agropecuária, entretanto, os repasses são feitos via convênios e a cada ano podem ser contingenciados, agravando a situação", explicou. Dessa maneira, explica a parlamentar, poderemos garantir os recursos para a segurança dos rebanhos.

O projeto tem apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A Frente formada por parlamentares ligados ao setor rural alerta que o fato de permitir o contingenciamento de recursos dirigidos à sanidade animal e vegetal pode tornar o setor vulnerável. Em relatório enviado aos parlamentares, a FPA ressalta a importância de se investir em vigilância 'para prevenir a ocorrência de doenças como a febre aftosa', por exemplo. O relator do projeto, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), apresentou parecer pela aprovação, com emenda.

O projeto pode seguir para a Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas