28 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
PMCG
SEGURANÇA NA FRONTEIRA

Novo prédio do DOF é motivo de celebração para a segurança pública de Mato Grosso do Sul

O novo prédio começa a ser erguido já nos próximos dias no Jardim Guaicurus, em Dourados em uma área de 17.400 m²

12 setembro 2020 - 15h45
Após assinar autorização para o início da obra, governador Reinaldo Azambuja foi até o local onde a nova sede do DOF será construída
Após assinar autorização para o início da obra, governador Reinaldo Azambuja foi até o local onde a nova sede do DOF será construída - (Fotos: Chico Ribeiro)

Aguardada há 33 anos, a construção da nova sede do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), que teve o início das obras autorizado pelo governador Reinaldo Azambuja neste sábado (12), é motivo de celebração para a segurança pública do Estado. O novo prédio começa a ser erguido já nos próximos dias no Jardim Guaicurus, em Dourados em uma área de 17.400 m².

Moderno e tecnológico, o prédio vai abrigar o DOF e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), que atuam de forma integrada. Para o delegado Ricardo Cavagna, titular da Defron, a nova sede concretiza o apoio que as forças de segurança e a segurança pública vêm recebendo do Governo do Estado. “Essa nova base ela traz uma estrutura física e tecnológica que não se encontra parâmetros nos demais estados da federação. O fato de construir uma unidade, um prédio onde há duas forças de segurança, pertencentes a instituições diferentes, mas sempre trabalhando em conjunto e em prol do bem estar da sociedade, com toda essa estrutura que nos será dada, não tem como mensurar os benefícios e ganhos que isso traz para a sociedade e a segurança pública como um todo”, destaca Cavagna.

O novo prédio, com 1.434 m² de área construída, contará com auditório, alojamentos, salas de aula, cozinha, refeitório, bem como a parte administrativa do DOF e da Defron, que inclui salas de logística, área de inteligência, salas de investigação, cartórios e um heliponto, que abrigará um helicóptero que está sendo adquirido pelo Governo do Estado. De acordo com o diretor do Departamento de Operações de Fronteira, coronel Wagner Ferreira da Silva, o prédio foi projetado pensando no futuro.  “É uma capacidade que está sendo implementada aqui na região de fronteira, justamente para além de ampliar a capacidade operacional do DOF e Defron, propiciar toda uma situação de gestão da segurança pública em toda a região Sul, não apenas para atender o DOF, mas toda a segurança pública do Mato Grosso do Sul na região de fronteira e nas divisas com São Paulo e Paraná, por exemplo”, lembra.

Para o secretário de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, a obra que é motivo de orgulho e celebração, mostra a importância da segurança pública dentro do Governo, que ultrapassa divisas e fronteiras. “Mostra também a atenção do Governo para com o Departamento de Operações de Fronteira e com a Defron, órgãos que são referência nacional, recordistas em apreensões de drogas e hoje é um dia marcante, porque nós temos aqui a realização de um sonho”, garante Videira.

As obras do novo prédio do DOF começam nos próximos dias e o prazo para entrega da obra será de até 720 dias, porém o governador Reinaldo Azambuja, que assinou a ordem de serviço autorizando o início da construção, juntamente com a empresa Taurus Empreendimentos, vencedora do processo licitatório, pediu celeridade na conclusão do novo complexo. “O dinheiro está depositado em uma conta já, todos os 5,1 milhões de reais e eu pedi a empreiteira que acelere a obra, para fazermos essa entrega, que é um sonho para Dourados, um sonho para Mato Grosso do Sul, que é o DOF e a Defron terem sede própria e continuar essa integração com as boas estruturas de polícia que nós temos em Mato Grosso do Sul”, enfatizou o governador durante a assinatura.

Vistoria

Após a assinatura da ordem de serviço, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, vistoriaram o terreno da nova sede do DOF, juntamente com o vice-governador Murilo Zauith, que também é secretário estadual de Infraestrutura, o adjunto da Sejusp, coronel Ary Carlos Barbosa, os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Geraldo Resende (Saúde) e de deputados estaduais e federais.

Sobre o DOF

Criado em 1987 com o nome de Grupo de Operações de Fronteira (GOF), o DOF atua em 53 municípios do Estado, na fronteira com o Paraguai e com a Bolívia e na divisa com o Paraná e parte da divisa com São Paulo, inclusive em uma extensa área rural. Atualmente a sede do Departamento fica localizada na Avenida Coronel Ponciano, em Dourados.

 

 

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já sabe em quem votar para prefeito de seu município?

Votar
Resultados
TJ MS INTERNO
TJ MS
pmcg ms