
A Força Tática do 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Andradina apreendeu, na manhã deste domingo (2), um avião bi-motor carregado com aproximadamente 700 quilos de cocaína. Ação aconteceu na zona rural do município de Ivinhema, a 282 quilômetros de Campo Grande.

A aeronave com prefixo PR-VCZ da fabricante Beech Aircraft, modelo 58, ano 1978, realizou um pouso forçado numa propriedade rural distante a 28 quilômetros da cidade de Ivinhema, após o trevo da entrada da cidade de Novo Horizonte do Sul, sentido a Naviraí.
A aeronave com prefixo PR-VCZ da fabricante Beech Aircraft, modelo 58, ano 1978
A primeira equipe a chegar no local foi a Força Tática, com apoio do BPChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar) de Mato Grosso do Sul e não encontrou nenhum suspeito, mas buscas começaram a ser realizadas com apoio da FAB (Força Aérea Brasileira) e Polícia Federal de Dourados.
Aviões de caça A 29 o Super Tucano do Esquadrão Flecha da Força Aérea Brasileira teriam interceptado na manhã deste domingo (2) a aeronave que não havia informado seu plano de voo
Ainda não há informações sobre a procedência da droga. Segundo o Jornal da Nova, aeronave tinha como destino Nova Andradina e posteriormente seguiria para Três Lagoas e por último estado de São Paulo. A suspeita é de que o avião teria saído da região de fronteira com a Bolívia ou Paraguai.
Aeronave fez pouso forçado e estava lotada de cocaína - Foto: FAB/Divulgação
A droga apreendida deve ser encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em Dourados, que ficará a cargo das investigações.
OPERAÇÃO OSTIUM
Ainda na manhã de hoje (02), outra aeronave, um monomotor (modelo EMB-720 Minuano) também foi interceptada em ação conjunta da Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF). Ações fazem parte da Operação Ostium, deflagrada para coibir ilícitos transfronteiriços. As informações foram levantadas pelo setor de inteligência e então foram usadas quatro caças da FAB a apreensão do veículo e cocaína.
Conforme a FAB, o monomotor foi escoltado até o pouso obrigatório em Rondonópolis (MT), onde houve a abordagem e 450 kg de cocaína foram apreendidos. Os pilotos que estavam no interior da aeronave foram presos em flagrante.
Para as ações, além das quatro caças A-29 Super Tucano da FAB e um E-99, também houve esforço de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).
Matéria atualizada ás 15h10 para inclusão de informações.
