segov-bemfeito
INTERNACIONAL

Zimbabwe deve conhecer hoje o novo presidente da República

1 agosto 2018 - 09h38
Comper

Governo e oposição dizem que venceram as eleições de domingo (29) no Zimbabue (África), as primeiras depois de 37 anos de Robert Mugabe no poder.

Os resultados oficiais devem ser anunciados hoje (1º). O "Crocodilo", como é chamado o presidente que cumpriu o resto do mandato de Mugabe depois que ele foi obrigado a renunciar em novembro do ano passado, saiu na frente, quando a contagem de votos começou.

Com sobrenome impronunciável para quem fala português, Emerson Mnangagwa é do partido Zanu-PF, mas, por ser apelidado de "Crocodilo", seu partido ficou conhecido como Lacoste, a camisa francesa que tem o crocodilo como símbolo. Pelas urnas apuradas, ele já contaria com 110 cadeiras das 270 do Parlamento.

Mas o opositor Nelson Chamisa, da aliança MDC, já saiu festejando nas ruas uma vitória não respaldada por votos contados. O "Leão", como Mugabe, de 94 anos, é chamado, votou com a oposição e pairou como sombra no processo eleitoral.

Se eleito mesmo, Chamisa, de 40 anos, será o presidente mais jovem da história do Zimbabue. Ele teve o crânio rachado por agentes de segurança em 2007, ao participar de um protesto. Com os resultados oficiais devem ser divulgados os relatórios dos observadores estrangeiros que foram convidados a monitorar as eleições.

Zimbabue, localizado no sul da África, tem 16 milhões de habitantes e 18 idiomas, entre eles, o inglês.

*O jornalista Moisés Rabinovici é comentarista da Rádio Nacional e apresentador do programa Um olhar sobre o Mundo, na TV Brasil.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas