06 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Assembleia Legislativa

Vinte e um jovens assistem palestra durante 1ª sessão do Parlamento Jovem

10 março 2014 - 14h39
Divulgação
Cassems

A primeira sessão da 4ª edição do Parlamento Jovem foi realizada nesta segunda-feira (10) no plenário da Casa de Leis, nos moldes das sessões ordinárias conduzidas pelos deputados estaduais.

O projeto, que nesta edição conta com 21 jovens parlamentares, foi criado por iniciativa do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) e tem o objetivo de formar e promover a consciência política e a liderança entre os adolescentes. Durante o mandato, eles passam por cursos e palestras de qualificação, além de aprender sobre cidadania.

Na primeira sessão, o diretor da ONG “Psicólogos Sem Fronteiras”, Getúlio Gideão Bauermeister, ministrou a palestra “O adolescente e o mundo”.

“Expondo os problemas que costumam fazer parte da vida dos jovens, busco mostrar que eles têm a opção de se tornarem adultos de sucesso. Para auxiliá-los no processo de amadurecimento também realizei o teste vocacional. Assim eles têm condições de escolher os melhores caminhos a seguir em busca de um objetivo”, declarou, defendendo que o autoconhecimento possibilitará um aproveitamento maior durante o projeto.

Presidente do Parlamento Jovem, o deputado estudante Danilo Erly Achucarro descobriu a vocação para o trabalho jurídico, mas não descarta a possibilidade de desenvolver o trabalho parlamentar. “Tenho o desejo de trabalhar no judiciário mas, buscando caminhos dentro da política”, afirmou Danilo.

A diretora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, professora Clarice Maciel, está otimista com esta edição. “Todos chegam ansiosos, com medo da responsabilidade que o cargo exige. Mas percebemos que há muitos jovens dedicados. Acredito que essa edição será muito proveitosa”, avalia.

O projeto é feito em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), que realiza a eleição e apuração para o Parlamento Jovem da mesma forma em que ocorre o pleito para a escolha dos deputados estaduais.

As sessões serão realizadas mensalmente e os deputados estudantes poderão ver seus projetos se tornarem leis caso a iniciativa seja apadrinhada por um deputado estadual e aprovada na sessão ordinária.

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE