27 de fevereiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Entidades

Solenidade na próxima semana comemora 30 anos da Acadepol

7 março 2014 - 16h28
Divulgação

A Acadepol/MS (Academia de Polícia Delegado Júlio César da Fonte Nogueira) comemora 30 anos de existência na próxima semana. Para celebrar a data, a entidade, por meio do delegado-geral, Jorge Razanauskas Neto, promove solenidade para todos os policiais de Mato Grosso do Sul.

O diretor da Acadepol, Waldir Carlos Ide, e a delegada responsável pela Coordenaria de Assuntos Educacionais, Lúcia Ferreira Falcão, enfatizam que as comemorações são um reconhecimento dado à importância que é a academia na formação do profissional de segurança pública e no início de sua carreira como policial.

As comemorações terão início no dia 10, às 8 horas, com uma solenidade religiosa na sede da Acadepol e se finda com a formatura dos Delegados de Polícia, no dia 27/03, às 8 horas.

A Acadepol foi fundada em 11 de agosto de 1982, quando o então governador do Estado Pedro Pedrossian publicou o decreto n. 1.744/82 criando a Aesp-MS – Academia Estadual de Segurança Pública, com o objetivo de formar, especializar e reciclar as categorias integrantes do sistema de Segurança Pública.

A Aesp/MS começou a ser construída em agosto de 1983, durante o Governo Wilson Barbosa Martins, em uma área de 12 hectares, no Parque dos Poderes, em Campo Grande (MS) e foi concluída em 31 de janeiro de 1984. Logo em seguida a Aesp/MS recebeu os candidatos do primeiro concurso público da Polícia Civil sul-mato-grossense, para o Curso de Formação de Delegados de Polícia.

Em 27 de fevereiro de 1997, através do decreto n. 8.776, a Aesp/MS foi extinta pelo governador Wilson Barbosa Martins, que subordinou à Delegacia-Geral da Polícia Civil a administração da academia, que passou a ser denominada Acadepol - Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

São formados pela Acadepol delegados de polícia, médicos legistas, peritos oficiais forenses, peritos papiloscopistas, escrivães de polícia, investigadores e agentes de polícia científica.

Em dezembro passado, a Acadepol recebeu nova nomenclatura e passou a ser denominada “Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira” através da lei n.º 4.448/2013, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sancionada pelo governador André Puccinelli. A lei foi uma homenagem ao delegado, que morreu de infarto em dezembro de 2012.

A Acadepol está localizada na rua Delegado Osmar de Camargo, s/n., Bloco XV, Parque dos Poderes, Campo Grande (MS). Contatos, através do telefone (67) 3318-5800, ou do e-mail acadepol@pc.ms.gov.br .

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS
Banner TCE