sebrae
INTERNACIONAL

"Semi-Brexit" pode levar Reino Unido ao "status de colônia" da UE, diz Johnson

9 julho 2018 - 14h44

O ex-ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, criticou abertamente a condução do processo britânico de saída da União Europeia (Brexit) em sua carta de renúncia.

Canal WhatsApp

"O sonho do Brexit está morrendo, sufocado pela desnecessária insegurança", afirmou Johnson, alertando que o Reino Unido corre o risco de passar por um "semi-Brexit", que poderia leva-lo ao "status de colônia" da União Europeia. Segundo ele, ao fim deste processo, muitos teriam dificuldade para ver benefícios econômicos e políticos da saída da União Europeia.

Sugerindo que a primeira-ministra Theresa May teria se rendido nas negociações com a União Europeia sobre o Brexit, Johnson afirmou que era como "se estivéssemos enviando nossa vanguarda para a batalha com as bandeiras brancas tremulando sobre eles".

Johnson entregou o cargo nesta manhã, horas após o ministro do Brexit, David Davis, anunciar sua saída do governo. O movimento amplia as especulações sobre a força de May para permanecer à frente do governo.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop