23 de janeiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
SENAR -  Curso Técnico Agropecuário
PROGRAMAÇÃO AMBIENTAL

Secretaria e Fundação de Cultura e parceiros realizam programação da Semana do Meio Ambiente

De 5 a 10 de junho, o Museu da Imagem e do Som, a Biblioteca Isaias Paim, parques Anhanduí e Imbirussu e Uniderp Agrárias vão receber o público com atividades gratuitas

31 maio 2017 - 12h33Da Redação com assessoria
Semana do Ambiente com programação grátis
Semana do Ambiente com programação grátis - Divulgação
MÊS DA ECONOMIA COMPER

“Meio ambiente em imagens e sons – o patrimônio cultural inspirando o patrimônio histórico cultural”. Este é o tema de uma programação extensa que será realizada pela Secretaria e Fundação de Cultura e parceiros durante a Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de levar conscientização sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais. 

De 5 a 10 de junho, o Museu da Imagem e do Som, a Biblioteca Isaias Paim, os parques Anhanduí e Imbirussu e a Uniderp Agrárias vão receber o público com atividades gratuitas como exposições de fotografias e ilustrações, exibição de filmes, discussões sobre a temática ambiental, oficinas de pintura e ilustração, apresentações musicais e de dança, Dia de Catalogação das Aves do Campus da Uniderp Agrárias e Lançamento da placa das aves dos parques Imbirussu e Anhanduí. 

Uma das organizadoras do evento, Simone Mamede, do Instituto Mamede, diz que a ideia é fazer com que as pessoas consigam vislumbrar a onipresença da imagem e do som do meio ambiente. “A gente o tempo todo encontra imagens e sons no nosso cotidiano. O objetivo é perceber o ensinamento e fazer uma reflexão dessas relações, da conectividade que existe entre ciência, cultura, história. Tudo está interligado”. 

Para Simone, é importante, além de transformar os olhares para a questão ambiental usando a imagem e o som, acessibilizar o trabalho científico para a comunidade. “Buscamos trazer os resultados de pesquisas de mestrado e doutorado da comunidade científica para as pessoas, pois desenvolvemos pesquisas científicas para melhorar as relações humanas com a natureza. A importância da divulgação científica está em entender os processos sócio-ambientais, fazer parte enquanto cidadão –cientista, as pessoas podem se empoderar do conhecimento e participar do processo por meio de interferência nas políticas públicas locais, participando dos processos de produção”. 

A realização da Semana fica a cargo do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria e Fundação de Cultura, Instituto Mamede e Uniderp, tendo como parceiros a WWF, WCS, Instituto Arara Azul, Instituto Quinta do Sol, Imasul, IFMS, Uems, Turismo-Uems, Projeto Tatu-Canastra, Funlec, UFMS, SED e Planurb. 

Confira abaixo a programação completa:  

5 de junho de 2017 (segunda-feira) 

19h. Abertura 

Exibição de Cine e diálogo: Águas que Educam - O Pantanal e sua História na Pintura Sul-Mato-Grossense com Prof. Dr. Gilberto Luiz Alves 

- Exposição Coletiva de fotografia “Olhares Criativos na Natureza” (Iniciativa do Instituto Mamede) 

- Exposição de ilustrações da artista plástica Lídia Coimbra 

- Exposição de fotografia Biodiversidade (FUNLEC – Colégio Oswaldo Tonini) 

6 de junho de 2017 (terça-feira) 

8h30. Exibição do filme: Cerrado além da névoa 

9h. Diálogo sobre Estratégias de Conservação que inspiram a cultura de uma região. Convidados: Flávia Accetturi S. Araújo (WWF-Brasil); Alexine Keuroghlian (WCS/Instituto Quinta do Sol) e Bruna Oliveira (Projeto Tatu-canastra) e Fábio Ayres (Uniderp/Planurb)  

14h. Oficina de ilustração Científica. Ministrante: Matheus Hamarmarstron Justino (vagas limitadas) Local Biblioteca Pública Isaias Paim  

14h. Oficina de pintura com lápis de cor com a artista plástica Lidia Coimbra (vagas limitadas e sob inscrição prévia). Local Biblioteca Pública Isaias Paim 

7 de junho de 2017 (quarta-feira) 

8h30. Exibição do filme: O Olhar de João 

9h. Diálogo: Turismo Sustentável - experiências e desafios no Mato Grosso do Sul. Convidados: Waldir Leonel (UEMS); Simone Mamede (Instituto Mamede/UNIDERP); Elijane Coelho e Nilson Young (Sopa de Pedra – Turismo e Aventura) e Marta Melo (UNIDERP) 

15h. Lançamento da placa das Aves do Parque Anhanduí – Campo Grande, MS. Facilitação: WWF, Instituto Mamede e Planurb. Local: Parque Anhanduí, Campo Grande 

8 de junho de 2017 (quinta-feira) - Local MIS 

8h00. Apresentação cultural “Sons do Museu” (UFMS) 

8:30h. Exibição do filme “Aves do Paraíso” 

9h – Diálogo: Avifauna e Ciência Cidadã - caminhos para Sustentabilidade Regional. Convidadas: Julia Boock (WWF); Maristela Benites (Instituto Mamede/Uniderp); Larissa Tinoco (Instituto Arara Azul/Uniderp) e Aline M. P. Calderan (Instituto Arara Azul/Uniderp) 

Tarde 

14h. Apresentação Cultural “Coral e dança” - IFMS 

14:30h. Diálogo sobre Biodiversidade, Cultura e Conservação. Convidados José Sabino (Uniderp); Natália A. Paludetto (Instituto Federal – IFMS); Bruna Andrade (Uniderp); e Caciano Lima (Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS) 

9 de junho de 2017 (sexta-feira) – Local MIS 

8h. Apresentação de curta – cine em Educação Ambiental 

8h10. Pré-fórum de Educação Ambiental (Facilitação Flavio Rodrigues Siqueira e Equipes de Educação Ambiental da SED, Imasul e Impae) 

- Apresentação de experiências exitosas e inspiradoras em Educação Ambiental no MS 

  15h – Lançamento da placa das aves do Parque Imbirussu – Campo Grande, MS – Facilitação WWF, Instituto Mamede e Planurb. Local: Parque Imbirussu  

19h. Exibição do Filme: A lei da Água em parceira com ONG Fronteira Social 

10 de junho de 2017 (Sábado) 

6h. Dia “D” Check list das Aves do Campus Uniderp Agrárias – Dia de Catalogação das Aves do Campus e Ciência Cidadã.

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS