26 de fevereiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
IPVA 2021
Segurança

Secretária de Segurança confirma nova Operação Ágata na fronteira

REGINA: Teremos uma Operação Ágata em breve, e a sua extensão será quase que total, abrangendo prati
REGINA: Teremos uma Operação Ágata em breve, e a sua extensão será quase que total, abrangendo prati - Reprodução
A Operação deverá mobilizar tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de agências de apoio, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal,  Agência Brasileira de Inteligência, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outras.
 
A mesma informação foi dada pelo Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília, de que, para a Copa do Mundo, serão adotadas diversas medidas relacionadas ao reforço da segurança das fronteiras.
 
Entretanto, tendo em vista a sensibilidade do assunto, que envolve estratégias de planejamento e antecipação, não é possível adiantar quando e quais serão as providências.
 
É certo, porém, segundo o Exército, que “a região de Mato Grosso do Sul, por possuir fronteira terrestre muito permeável, será objeto de especial atenção”. Já o Ministério da Defesa destacou que, por se tratar de informações estratégicas, ainda não é possível adiantar a data exata e quais as áreas de abrangência, apesar de haver uma tendência de cobertura nacional.
 
Em organização - De acordo com Regina, “teremos uma Operação Ágata em breve, e a sua extensão será quase que total, abrangendo praticamente todas as fronteiras”, a exemplo da sétima edição, que ocorreu no ano passado, antes da Copa das Confederações ,em julho.
 
A secretária revelou que a operação Ágata já se encontra em fase de organização, com reuniões preliminares entre os representantes de todas as forças militares e civis envolvidas.
 
A intenção é reprimir as ações criminosas que, geralmente, apresentam uma elevação, por ocasião dos chamados grandes eventos.
 
Em 2013, por conta da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), vinculado ao Ministério da Defesa, executou nas fronteiras de todo o País uma Operação Ágata especial, a chamada Ágata Brasil.
 
É uma operação militar feita em pontos estratégicos ao longo dos 16.886 km de fronteira do Brasil, com dez países sul-americanos. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, criado em 2011, pelo governo federal.
 
O objetivo dessa mobilização é inibir a incidência de ilícitos nas regiões fronteiriças, como o tráfico e o contrabando. 
 
Na fronteira oeste, que tem abrangência nas linhas com a Bolívia e o Paraguai, por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, são 2.503 quilômetros sensíveis aos chamados crimes transfronteiriços, especialmente  o narcotráfico.
 
Banner Whatsapp Desktop
TJ MS
Banner TCE