06 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Saúde

Secretaria de Saúde recepciona 42 médicos do Mais Médicos

11 março 2014 - 06h43
Recepção ocorreu hoje
Recepção ocorreu hoje - Denilson Secreta
Cassems
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul iniciou nesta segunda-feira o acolhimento de 42 médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos que serão encaminhados para 20 municípios a partir da próxima semana. Durante três dias os profissionais conhecerão o sistema de saúde de MS, além das estratégias de atendimento voltadas para a atenção básica, em seguida os médicos passam por nova capacitação nos municípios designados para entrar em atividade.
 
De acordo com o secretário de saúde, Antônio Lastória, os municípios vêm apresentando uma resposta positiva nos atendimentos feitos nas Unidades de Saúde Familiar e a expectativa é de que em abril, o Estado receba o seu último ciclo de médicos do Programa.
 
“Percebemos juntamente aos secretários municipais de saúde uma melhora na Atenção Básica dos municípios com a inclusão dos médicos através do Programa. Os benefícios para a saúde são enormes principalmente por que o SUS está apoiado na atenção básica, isso beneficia diretamente as famílias que procuram as nossas unidades de saúde para um melhor atendimento”, destacou o secretário.
 
Para a médica cubana Madelaine Perez Martinez, que atuará no município de Chapadão do Sul, conhecer o sistema de saúde de outro país e ter a oportunidade de ajudar pessoas que dependem deste sistema é uma grande experiência para expandir a atividade médica. “Está sendo uma grande experiência acompanhar todo o processo do Programa desde o momento em que fomos selecionados. Poder colaborar com a melhoria da saúde familiar de outro país é uma grande responsabilidade e também um aprendizado para a nossa carreira médica”, disse Madelaine.
 
Para o médico de Santiago de Cuba Denis Revé Carrion, designado para o município de Guia Lopes da Laguna, participar do programa significa responder a um pedido de ajuda e também expandir o conhecimento na profissão. “Como profissional, havia a curiosidade de entender como funciona um sistema de saúde como o SUS, mas estar participando do Programa Mais Médicos é, em primeiro lugar, atender um chamado de ajuda. A expectativa é grande, principalmente por atuar muito próximo das pessoas através da atenção básica”, disse o médico.
 
Como parte do programa, após a capacitação feita pela Secretaria de Estado de Saúde, os médicos seguem para os municípios designados pelo Ministério da Saúde, onde passarão por nova capacitação a cargo das secretarias municipais.
 
Os profissionais juntam-se aos 76 médicos que já estão em atividade pelo Programa nos municípios. A previsão é de que o Estado receba o quarto e último ciclo de profissionais em abril, totalizando assim 243 médicos pelo Programa. No Estado, mais de 20 municípios já contam com novos médicos, entre eles estão: Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Figueirão, Japorã, Jaraguari, Nioaque, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Sete Quedas e Sonora.
Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE