02 de dezembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
aguas novembo
MEIO AMBIENTE

Reaproveitamento dos alimentos é tema de oficina no Instituto Federal

As diversas oficinas aconteceram em comemoração a Semana do Meio Ambiente

7 junho 2017 - 16h00Da Redação
Turma contou com 15 estudantes de vários cursos
Turma contou com 15 estudantes de vários cursos - Divulgação
Fort Atacadista Natal

Transformar cascas de banana em bolo e brigadeiro. Receitas simples que fizeram a cabeça de estudantes do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) durante a oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos, realizada nessa terça-feira, 6. A atividade integra a programação da edição 2017 da Semana do Meio Ambiente da instituição.

A ideia é aliar o melhor uso dos produtos, evitando desperdícios e, por tabela, proteger a natureza. Ministrada pela professora Vanessa Vilarin, a oficina teve três horas de duração e foi assistida por 15 estudantes dos cursos técnicos integrados.

“Sou professora de matemática, mas adoro cozinhar. Trazer essa atividade para os estudantes faz parte da educação multidisciplinar que devemos oferecer. Eu pratico o aproveitamento há muito tempo, gosto de por a mão na massa e experimentar coisas novas. Nós falamos tanto de sustentabilidade e usar melhor o que a gente tem faz parte disso”, explicou Vanessa.

Em meio às atividades de preparação, os estudantes se divertiram e ajudaram a preparar os pratos. Myllena Roberta Gonçalves, do curso técnico integrado de Eletrotécnica, curtiu a ideia. “Não desperdiçar é um caminho para vida saudável e para a sustentabilidade. Achei essencial ter uma oficina dessas na Semana de Meio Ambiente, pois a professora está trabalhando com uma realidade que vivemos”, disse.

Já para José Vicente, do curso de Informática, a atividade foi um aprendizado de como cozinhar melhor. “Eu só sei fazer bolo. Achei interessante a proposta e vou tentar fazer as receitas em casa”, afirmou.

As atividades da Semana do Meio Ambiente na Capital prosseguem até quinta-feira, 8. Estão previstas na programação visitas a uma Estação de Tratamento de Esgoto, ao Parque Anhanduí e ao museu da Imagem e do Som, com exibição de filmes sobre ecologia.

Com o tema “Educação ambiental no IFMS: diálogos para a sustentabilidade”, o evento é promovido simultaneamente em dez municípios até a próxima sexta-feira, 9. A programação completa do evento está disponível na página oficial da Semana, na qual também é possível fazer a inscrição em cada ação de interesse.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e recebe fomento do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Outros campi – Em Aquidauana, as atividades seguem até sábado, 10, com oficinas, palestras e minicursos como a construção de um jardim auto sustentável, confecção de puff de pneu, legislação ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos. Também haverá uma trilha ecológica na quinta-feira, 8, e uma gincana com os estudantes, na sexta-feira, 9.

A Semana do Meio Ambiente em Corumbá segue até sexta-feira, 9, com oficinas e palestras. Estão previstas ainda apresentações culturais, ecociclismo e trilha ecológica.

A Semana em Coxim se inicia nesta quarta-feira, 7, com minicursos e passeio ciclístico com toda a comunidade, a partir das 18 horas. Às 20 horas, a abertura oficial do evento é promovida na Concha Acústica do município, com a premiação dos concursos culturais realizados em escolas públicas e com estudantes do IFMS, além de apresentações musicais.

Outra atividade é a palestra sobre gestão ambiental na Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, no auditório do IFMS, às 8 horas de sexta-feira, 9.

No Campus Dourados, a programação se encerra nesta quarta-feira, 7, com diversas palestras e oficinas abertas à participação do público externo. Também são realizados um trekking e visita técnica.

Com foco na conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos, a Semana em Jardim termina na quinta, 8. A programação consta com palestra sobre a importância da preservação ambiental na manutenção dos recursos hídricos e pesagem do material reciclável arrecadado durante o evento.

O evento em Naviraí termina na sexta-feira, 9, com oficinas, passeio ciclístico, exposição de trabalhos dos estudantes, feira de troca de livros, show musical e exibição de um filme.

Em Nova Andradina, a partir desta quarta-feira, 7, será realizada gincana, coleta de lixo eletrônico e palestras sobre mutagênese ambiental e sustentabilidade, e ecotecnologia além de desafios de sustentabilidade no meio rural. O evento se encerra na sexta, 9, com oficinas, minicursos, debate e divulgação dos vencedores da gincana.

Em Ponta Porã, até sexta-feira, 9, estão previstas diversas oficinas ligadas à área alimentar, como a relação entre alimentação vegetariana e meio ambiente, aproveitamento de alimentos, culinária japonesa, e importância das abelhas na produção de alimentos. Passeio ciclístico, desafio de caiaque e mostra de trabalhos de conclusão de curso também integram o evento.

O Campus Três Lagoas encerra a programação nesta quarta-feira, 7, com palestras, feira de trocas e economia solidária, além de um sarau cultural com apresentações musicais.

Semana – Realizada anualmente no mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5, está será a sétima edição do evento no IFMS.

Desde 2011, os campi reúnem as comunidades durante a Semana para debater questões ambientais e promover ações para a preservação dos recursos naturais.

Banner Whatsapp Desktop
PREF DE MJU
Departamento de Operações de Fronteira - Disque Denúncia