09 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Relações Internacionais

Putin considera espionagem necessária e diz ter inveja de Obama

19 dezembro 2013 - 14h16
Cassems
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que a espionagem é necessária para qualquer país do mundo, mas defendeu a regulação da atividade. Ele ainda disse sentir inveja do americano Barack Obama por poder fazer o monitoramento sem ser punido.
 
Questionado sobre a espionagem feita pela Agência de Segurança Nacional americana (NSA, em inglês), Putin disse que a vigilância é necessária para evitar o terrorismo, mas que deve ser regulada por "normas e regras estritas".
 
"[A espionagem] sempre existiu. É uma das profissões mais antigas do mundo, ao lado de algumas outras. Não vamos enumerá-las. Não há tantas profissões tão antigas", ironizou o presidente, que foi agente da KGB, o serviço secreto russo.
 
Para ele, a espionagem da NSA não deve ser motivo nem de alegria nem de arrependimento e que é um risco à privacidade, já que as agências não são capazes de processá-las por inteiro. O russo disse ainda ter inveja de seu colega americano, Barack Obama, de poder espionar e continuar impune.
 
"Sinto inveja. Invejo-o, já que ele pode fazer [escutas] e não vai acontecer nada".
 
SNOWDEN
 
Putin negou também que tenha interrogado o delator da espionagem americana, Edward Snowden, a quem concedeu asilo temporário em agosto. "Não trabalhamos com ele e nunca fizemos isso. E não fazemos perguntas a ele sobre o que fazem os serviços para os quais trabalhou no que diz respeito à Rússia".
 
O presidente russo indicou também que nunca se encontrou com Snowden: "Não o conheço pessoalmente, nunca me reuni com ele. É um homem nobre, interessante, mas ele deve decidir seu futuro. Nisso, nem o ajudamos, nem o limitamos, simplesmente lhe demos asilo".
 
"Não nego que não me é indiferente. Acho que graças a ele mudou muito na cabeça de milhões de pessoas, incluído nas dos maiores grandes dirigentes políticos da atualidade", afirmou Putin.
Banner Whatsapp Desktop
Cassems
Banner TCE