Um projeto do Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bonito e a Associação Bonitense de Hotéis, tem levado desenvolvimento à rede hoteleira do município, referência internacional em ecoturismo, e beneficiado ainda produtores rurais da região.
"Queremos estimular a implantação de processos de excelência em sustentabilidade e contribuir para consolidar Bonito como um destino referência neste sentido”, afirma o gestor do projeto, Adelino da Costa Marques.
Do primeiro semestre de 2013 até agora grupos de trabalho foram formados para debater soluções conjuntas de interação com a sociedade e competitividade, além da realização de encontros empresariais, treinamento experiencial ao ar livre, palestras, oficinas, treinamento para desenvolvimento de lideranças, diagnósticos de eficiência energética e consultorias.
Segundo Marques, neste primeiro momento, foram desenvolvidas ações para evidenciar aos empresários o conceito exato de sustentabilidade "A princípio, demos foco a iniciativas socioculturais, envolvendo os hotéis com a comunidade local. No próximo estágio reforçaremos a questão ambiental e a saúde financeira dos negócios”, explica.
Para este ano, serão desenvolvidas consultorias em gastronomia para desenvolvimento de novos pratos e cartilha de Boas Práticas de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem. "Está sendo estudada também a participação no Fórum Internacional de Ecoturismo, que acontece em abril na cidade”, afirma Adelino. O objetivo é garantir ainda aos participantes, em 2015, o Selo Empresa Sustentável.
Inclusão produtiva
Para garantir o desenvolvimento local através da realização de negócios entre hotéis e produtores rurais da região, o que gera economia aos empreendimentos e renda às famílias, o Sebrae/MS realizou diagnóstico de potenciais compradores e fornecedores da região, por meio da ferramenta Comércio Brasil.
A produtora de orgânicos Milva Moraes foi uma das beneficiadas com a iniciativa e, logo nos primeiros dias de participação, já garantiu a comercialização da metade de sua produção mensal e até hoje fornece a um grande resort da cidade. "Antes a gente produzia, mas não tinha onde entregar tudo. Hoje, aumentamos renda e produção”, conta Milva.
Além disso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas promoveu no município uma Rodada de Agro Alimentos e a Amostra de Negócios do Trade Turístico de Bonito, que colocou frente a frente empresas ofertantes e responsáveis diretos pela compra por parte dos hotéis.
Serviço
Para saber mais sobre o projeto e as ferramentas que o Sebrae/MS dispõe para fomento aos pequenos negócios, sejam rurais ou urbanos, basta ligar na Central de Relacionamento da entidade, no telefone 0800 570 0800.
Você tem feito atividade física neste período de pandemia?