27 de fevereiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Educação

Professores do Sesi participam da Capacitação Lego Zoom Education

7 março 2014 - 15h20
Diversas capacitações serão feitas
Diversas capacitações serão feitas - Divulgação
Em parceria com a Lego Zoom Education, o Sesi fez mais uma formação prática de docentes e coordenadores do ensino médio das escolas de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. A capacitação é ministrada pelo instrutor Daniel Tiepo na Escola do Sesi de Campo Grande e a metodologia da educação tecnológica está baseada nos pilares qualidades pessoais (aprender a ser), situação-problema (aprender a conhecer), trabalho em equipe (aprender a conviver) e em projetos (aprender a fazer).
 
Durante a capacitação, foram feitas atividades com a intervenção do instrutor que analisa a construção e orienta sobre as abordagens dos conhecimentos. De acordo com a gerente de educação do Sesi, Simone de Figueiredo Cruz, essa é mais uma atividade de capacitação dos professores para a utilização da metodologia dentro das oficinas tecnológicas. “É sempre uma oportunidade de reforçar o processo de ensino e aprendizagem, tanto para o professor, que deve garantir o ensino e aprendizagem do aluno, como também para o aluno que precisa aprender de uma maneira diferente”, ressaltou.
 
Simone acrescenta ainda que, ao longo deste ano, acontecerão diversas capacitações para o desenvolvimento de oficinas do lego com os pais dos alunos, além da capacitação para torneios de interclasses e também para o torneio nacional do lego. O orientador educacional da Zoom Education, Daniel Tiepo, explica que o conteúdo do projeto é contextualizado. No caso do ensino médio, por exemplo, está mais voltado para o ensino da Física e da Matemática. “Os alunos aprendem a resolver cálculos com a montagem dos objetos, treinam a concentração, desenvolvem o raciocínio lógico e, principalmente, aprendem a trabalhar em equipe.”
 
Capacitação
 
Para a professora de Português da Escola do Sesi de Três Lagoas, Siomara Marques, ao criar soluções para os problemas apresentados em sala, os alunos conhecem uma experiência diferente com a oportunidade de desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e o respeito. “É preciso oferecer ao aluno um aprendizado significativo e o lego proporciona essa oportunidade diferenciada.” 
 
Na avaliação da coordenadora do ensino Mmédio da Escola do Sesi de Dourados, Natacya Caetano, a inovação nas escolas é um diferencial que tem atraído a atenção dos alunos. “A inovação, os recursos e conceitos tecnológicos são muito presentes na vida dos jovens. Por isso, cada vez mais eles se interessam em aprender e eles dominam muito rápido a tecnologia.”
 
Já o professor de Matemática da Escola do Sesi de Campo Grande, Moacir Colman, destacou que essa ferramenta promove uma relação de aprendizagem lúdica. “Por exemplo, os alunos conseguem desenvolver gráficos e funções por meio de uma vivência prática ao aplicar o conhecimento na robótica”, comentou.
Banner Whatsapp Desktop
TJ MS
Banner TCE