08 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Regional

Procon de São Gabriel do Oeste é destaque em atendimentos

13 janeiro 2014 - 15h21
Cassems
O município de São Gabriel do Oeste, já conhecida como a Terra de Oportunidades e famosa por ser um dos maiores celeiros de grãos do estado e referência na região em oferecimento de serviços públicos à saúde, práticas educacionais e desenvolvimento econômico e social, acaba de ser notícia e foi destacada num dos maiores sites de noticias de Campo Grande.
 
A noticia destaca São Gabriel do Oeste, que tem a metade da população de Aquidauana  e registrou cinco vezes mais atendimentos totalizando segundo a matéria 621 reclamações no ano de 2013. Já Bela Vista, por outro lado, no ano de 2013 teve só três atendimentos por mês em média, enquanto Cassilândia no período inteiro só quatro clientes que procuraram o órgão.
 
O comparativo refere-se às dificuldades na defesa pelos direitos do consumidor por falta de estrutura ou de políticas contínua do atendimento feito pela unidade do Procon nos municípios onde é oferecido, e invariavelmente apresentam um baixo número de registro, queixas ou abertura de processos.
 
Comparando os atendimentos promovidos pelo município como Aquidauana, que tem 46 mil habitantes, é um exemplo disso, já que a cidade teve por mês uma média de dez atendimentos a clientes insatisfeitos e 133 anuais. A repartição trabalha com sete comissionados e custa mensalmente algo próximo de R$ 15 mil aos cofres públicos. 
 
O órgão vai intensificar reuniões com as prefeituras do interior onde há uma dificuldade para estruturação da coordenadoria do órgão. Para que a lei seja aplicada é preciso que o sistema dê certo, já que quando uma cidade não tem a unidade bem estruturada o consumidor precisa vir à Capital ou até desiste, anuncia o superintendente da entidade em Mato Grosso do Sul, Alexandre Resende. 
 
No Interior a ineficiência do Procon não é uma unanimidade. Pelo contrário cidades como Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Naviraí operam juntas mais atendimentos que os 14 mil da Capital. Naviraí com uma população três mil habitantes maior que Aquidauana obteve em 2013 uma média mensal de 247 atendimentos, atingindo 3127 anuais.
 
Para o secretário de Governo, José Luis Ribeiro de Leon, desde o início da atual gestão busca esse diferencial, através da implantação de um Planejamento Estratégico de Gestão, com o objetivo de melhorar o atendimento, reduzindo custo que é uma das aspirações antigas do prefeito Adão Rolim. “estamos buscando a modernização administrativa que possibilitará a criação de um novo modelo de gestão para a prefeitura, melhorando sua capacidade de agir e propiciando maior qualidade e agilidade na oferta de serviços públicos para a população”, explica o secretário José Luis.
 
Serviço:
 
Em São Gabriel do Oeste o Procon está localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão na Avenida Getúlio Vargas, 600. Informações pelo telefone 3295–3164 oue pelo e-mail: procon@saogabriel.ms.gov.br.
Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE