O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, anunciou nesta sexta-feira acordo para fazer eleições presidenciais antecipadas, formar um governo de unidade nacional e fazer mudanças constitucionais que reduzam seus poderes.
Ele fez o anúncio em comunicado depois de negociações que duraram toda a noite com a oposição e três ministros da União Europeia para resolver a crise política no país. Ao menos 77 pessoas morreram em dois dias de confrontos entre manifestantes e a polícia.
O presidente também deu início ao processo de restituição da Constituição aprovada durante a Revolução Laranja de 2004, o que limitaria suas atribuições como chefe do Estado em favor do Parlamento.
Yanukovich ainda abre um procedimento para a formação de um governo de confiança nacional, segundo um comunicado publicado pela Presidência ucraniana. "Nestes dias trágicos, quando a Ucrânia sofreu graves perdas, quando morreu gente de ambos os lados das barricadas, considero meu dever, em memória dos falecidos, declarar que não há nada mais importante do que a vida humana", disse.
