tjms
Internacional

Presidente interino da Ucrânia assume Forças Armadas

26 fevereiro 2014 - 13h42
O presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchinov, assumiu nesta quarta-feira as funções de chefe das Forças Armadas. A medida foi divulgada em decreto publicado no site da Presidência. Mais cedo, o ministro do Interior interino anunciou que forças especiais antidistúrbios, os Berkut (Águia), odiadas e temidas pelos manifestantes de Kiev, foram dissolvidas.
“Os Berkut não existem mais. Assinei a ordem Nº 144, com data de 25 de fevereiro de 2014, para a liquidação das unidades especiais da tropa de choque da polícia Berkut”, escreveu durante a madrugada o responsável interino de Interior, Valery Patskan, em seu perfil do Facebook.​
Avakov antecipou que no decorrer de hoje dará uma entrevista para explicar os detalhes e alcances dessa decisão. O partido nacionalista Svoboda (Liberdade) tinha apresentado no domingo um projeto de lei para dissolver a tropa de choque, responsável pela maioria das mortes durante os violentos confrontos da semana passada em Kiev, que resultaram em ao menos 82 mortes e quase 700 feridos.
A repressão aos protestos fez com que o Parlamente destituísse o presidente Viktor Yanukovich, decisão que este não reconhece, após três meses de manifestações. No domingo passado o Parlamento designou Olexander Turchynov como presidente interino, que anunciou que formará um novo governo.
Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop