segov-bemfeito
INTERNACIONAL

Precisamos enfrentar ameaça do regime do Irã na região, diz Trump em Israel

22 maio 2017 - 13h48
Comper

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou nesta segunda-feira ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante visita a Jerusalém. Nas declarações da dupla à imprensa, Trump afirmou que é preciso "enfrentar a ameaça do Irã na região". Já Netanyahu disse que é preciso "conter a ambição do Irã de se tornar um Estado nuclear".

Trump disse que era uma "honra" ser recebido pelo seu "amigo" Netanyahu, defendendo que os EUA desejam que Israel tenha "uma paz duradoura". "Haverá um renovado esforço pela paz entre israelenses e palestinos", afirmou Trump. Segundo ele, esse processo de paz "não é fácil, mas creio que chegaremos lá". Netanyahu, por sua vez, disse que está mais encorajado com essa possibilidade: "Pela primeira vez na minha vida, vejo verdadeira esperança por mudança para a paz."

O presidente americano também reafirmou seu compromisso com o combate ao terrorismo. Comentando a parada anterior de sua viagem, Trump disse ter se sentido "encorajado" com o apoio da Arábia Saudita no combate ao terror.

Netanyahu disse que era "uma honra receber Trump em Jerusalém". Durante a campanha presidencial, Trump disse que mudaria a embaixada americana em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, porém essa mudança seria polêmica, já que os palestinos querem Jerusalém Oriental como parte de seu futuro Estado independente. Por ora, não foi tomada uma decisão final sobre o assunto. O premiê israelense comentou também o fato de que Trump foi o primeiro presidente no cargo a visitar o Muro das Lamentações. "Agradeço Trump por seu forte compromisso com nosso país", disse Netanyahu, que também agradeceu Trump por sua posição de "retomar a liderança dos EUA no Oriente Médio". A autoridade também agradeceu Trump por sua "decisão firme contra o uso de armas químicas na Síria", em referência às sanções que Washington impôs em reação a um ataque aparentemente com armas químicas atribuído ao regime do presidente Bashar al-Assad.

Trump disse que tanto o rei saudita, Salman, como Netanyahu compartilham com o governo americano as preocupações com o Estado Islâmico e a ameaça do extremismo em geral. Segundo o presidente dos EUA, é preciso "erradicar a ideologia violenta" de extremistas pelo mundo.

Netanyahu disse ainda que conversou com Trump sobre temas como "desregulação" e "economia", sem entrar em detalhes.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas