01 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
pequenos negócios

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina em 29 de janeiro

Regime tributário garante o tratamento diferenciado para os pequenos negócios

23 janeiro 2021 - 13h29Assessoria de comunicação
Micro e pequenas empresas têm uma semana para aderir ao Simples Nacional, regime tributário que garante o tratamento diferenciado para os pequenos negócios
Micro e pequenas empresas têm uma semana para aderir ao Simples Nacional, regime tributário que garante o tratamento diferenciado para os pequenos negócios - (Foto: Shutterstock)

Micro e pequenas empresas têm uma semana para aderir ao Simples Nacional, regime tributário que garante o tratamento diferenciado para os pequenos negócios. Os pedidos de opção ou desenquadramento referente ao ano de 2021 devem ser feitos até o dia 29 de janeiro, conforme calendário da Receita Federal.

Podem aderir ao Simples Nacional empresas com faturamento anual bruto de até R$ 4,8 milhões e que estejam entre as atividades permitidas. Em Mato Grosso do Sul, 226.184 empresas ativas optaram pelo regime, segundo dados da Receita Federal de janeiro deste ano.

Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, é importante que o empresário verifique junto ao contador se é vantajoso aderir ao regime. “Como se trata de um processo de migração de tributação, é importante a presença do contador. Empresário, converse com o seu contador e faça a simulação para verificar qual a melhor opção para a sua empresa”, afirma.

Em relação às dívidas com o Simples Nacional, excepcionalmente, em razão da pandemia de Covid-19, não haverá exclusão de microempresas do regime em 2020. Porém, haverá a notificação dos débitos existentes.

O Simples Nacional foi criado em 2006 para reduzir a burocracia e os impostos pagos pelos pequenos negócios. Ele unifica oito tributos em um só boleto – IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição Patronal Previdenciária para a Seguridade Social (CPP).

Como optar pelo regime
A solicitação de opção ou cancelamento é feita pela internet, por meio do Portal do Simples Nacional (www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional). A verificação automática de pendências é feita logo após a solicitação de opção. Caso seja identificada alguma pendência, a solicitação ficará em análise.

Mais informações aos empreendedores pela Central de Atendimento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas

Banner TCE