maracaju dengue
FALA CAMPO GRANDE

Plataforma criada pela prefeitura para atender a população conquista prêmio nacional

Ferramenta foi lançada em 2017, como uma opção de comunicação entre a Prefeitura e o cidadão

16 março 2021 - 20h12
Ouvidoria do Município conta com 50 servidores, desses, 40 trabalham apenas para atender as demandas originárias da plataforma
Ouvidoria do Município conta com 50 servidores, desses, 40 trabalham apenas para atender as demandas originárias da plataforma - (Foto: Prefeitura de Campo Grande)

Com a Plataforma Fala Campo Grande/156, a Capital sul-mato-grossense conquistou o 1º lugar no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). O resultado foi divulgado nesta terça-feira (16), em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor.

Canal WhatsApp

A ferramenta foi lançada em 2017, como uma opção de comunicação entre a Prefeitura e o cidadão. Após quatro anos e algumas mudanças em sua estrutura, a plataforma que já registrou cerca de 180 mil ordens de serviços, se tornou um dos principais canais de comunicação com a sociedade.

O Controlador-Geral do Município, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves destaca que o prêmio é resultado de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela CGM, em especial pela equipe da Ouvidoria-Geral.

“Em tempos de Pandemia, toda a Administração Pública tem trabalhado incansavelmente para atender as crescentes demandas da população e a Ouvidoria tem sido a porta de entrada para essas solicitações”, ressalta o Controlador-Geral.

O Ouvidor-Geral do Município, Marcos Haroitto explica que no ano de 2018 a plataforma foi integrada a Central 156, bem como as indicações oriundas da Câmara Municipal. “O intuito foi agilizar os trâmites internos e assim, atender aos anseios dos campo-grandenses de forma democrática, transparente e eficaz”.

A Ouvidoria do Município conta com 50 servidores, desses, 40 trabalham apenas para atender as demandas originárias da Plataforma Fala Campo Grande/156. “São 20 servidores exclusivos para atender as solicitações que chegam por meio da ferramenta, uma média de 600 atendimentos por dia”, conclui Haroitto.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta, o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Paulo Fernando Garcia Cardoso recorda como surgiu a iniciativa de se criar o canal.

“O Fala Campo Grande foi pensado após o pedido de uma senhora ao Prefeito Marquinhos Trad em uma reunião que ele participava, a partir daí começamos a desenvolver esse projeto que hoje foi reconhecido nacionalmente”, conta o diretor da Agetec.

Campo Grande também conquistou prêmios com o 2º lugar na Categoria A – Fomento à participação e ao controle social em tempos de pandemia, com o projeto “Portal de Transparência COVID-19” e Categoria B – Desenvolvimento de capacidade institucional, com a ação “Integração entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS, para atendimento das Indicações das necessidades de Obras e Serviço à população”

Os projetos inscritos no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias concorreram com grandes instituições do país, como Petrobras, Caixa Econômica, Marinha do Brasil, Ministério de Infraestrutura e Ministério da Agricultura.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas