
A Prefeitura de Campo Grande instituiu o projeto férias nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs). O projeto piloto atenderá inicialmente duas mil crianças e as inscrições podem até quarta-feira (15), sendo que as atividades terão início no dia 16 de janeiro/2014.
Segundo Secretária de Assistência Social, Thais Helena o projeto férias visa atender crianças que estudam nos Ceinfs no período das férias, tendo em vista a necessidade de alguns pais estarem ausentes de seus lares cumprindo jornada de trabalho no período de férias das crianças. “Vamos realizar atividades educativas no funcionamento normal nos espaços das instituições durante o período de férias das crianças. Com este projeto piloto da Prefeitura nós vamos continuar com o atendimento o que possibilita benefícios e pleno desenvolvimento das crianças e uma situação confortável para as famílias”.
Os principais objetivos do projeto de acordo com o artigo 2º da Lei 5.007 de 22 de novembro de 2011 são; Atender aos pais que trabalham no período de férias do Ceinf; Aumentar o vinculo estabelecido entre a comunidade e os Ceinfs; Reduzir os riscos de danos psicossociais e que as crianças ficam expostas durante as férias; Reduzir os níveis de violência observados durante as férias; Desenvolver programas de caráter sociocultural, esportivo e saúde.
O Projeto Brincando nas Férias propõe uma contribuição à estrutura familiar em um trabalho articulado com a comunidade no sentido de auxiliar os pais na ocasião das férias dos Ceinfs. A proposta é promover oficinas recreativas, proporcionando às crianças atividades esportivas, dança, teatro, música, artes e confecções de brinquedos. Pedagogicamente, este trabalho propicia situações favoráveis ao crescimento da personalidade infantil, de forma a desenvolver as aptidões e a capacidade mental e física da criança.
De acordo com o projeto poderão se inscrever os alunos de Ceinfs deste município, os quais os pais comprovadamente demonstrem trabalhar no período das férias. A comprovação poderá ser feita com a apresentação da carteira de trabalho, devidamente assinada, ou por declaração do empregador, ou ainda, por outro documento idôneo que comprove a referida situação. Apresentação do CPF, RG dos responsáveis, certidão de nascimento das crianças, comprovante de residência, ficha de matrícula e telefone de contato.
Ao todo o projeto piloto da SAS vai funcionar em 13 Ceinfs das sete regiões da Capital. Esses Ceinfs também irão atender crianças das regiões próximas matriculas em outros Ceinfs.
Região do Imbirussú: Ceinf Lafayete Câmara e Ceinf Odete Trindade.
Região do Prosa, Ceinf Novos Estados.
Região Bandeira: Ceinf Maria Oliveira e Ceinf Lili Fernandes.
Região do Lagoa: Ceinf Claudio Marcos Mancini.
Região do Segredo: Ceinf Adriana Nogueira.
Região Centro: Ceinf Lucia Ângela.
Região do Anhanduizinho: Ceinf Ramza Bedoglin, Ceinf Aero Rancho, Ceinf Vila Nhanhã, Ceinf Engenheiro Vlademir e Ceinf Professor Edison Queiroz.
Serviço:
Mais informações por meio dos telefones 3314-9889 e 3314-4476.
As inscrições poderão ser feitas nos 13 Ceinfs. Onde irá acontecer o Projeto Brincando nas Férias.

