27 de outubro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Campanha Bonito Seguro - Fase 2
Saúde

OUÇA: Diminui número de infecções e mortes pela AIDS em todo mundo

22 novembro 2011 - 13h55
O presidente da UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer
O presidente da UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer - Divulgação
Fort  Atacadista - 21 ANOS

Os dados fazem parte do relatório divulgado na segunda-feira, pela UNAIDS, o Programa das Nações Unidas sobre HIV/ AIDS e referem-se a demonstrativos colhidos desde 1997. O presidente da UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer, destaca os tratamentos com terapia anti-retrovirais, para a mudança no cenário.

Outro ponto destacado pelo diretor foi a diminuição de investimento internacional na prevenção e tratamento da doença, por causa da crise econômica mundial. O investimento caiu de 7 bilhões e 500 milhões de dólares para quase 7 bilhões. Ainda este ano, nações assinaram documento se comprometendo a elevar os investimentos para 20 bilhões de dólares por ano.

A pesquisa revelou ainda que 34 milhões de pessoas no mundo, vivem com AIDS, sendo 3 milhões crianças. Os dados mostram também que mais de 2 milhões e meio de pessoas, foram infectadas pelo vírus HIV no ano passado e 1 milhão e 800 mil pessoas morreram por doenças relacionadas á doença, o que representa ainda uma diminuição de 21% desde 2005.

O número de infecções diminuiu na África, mas aumentou no leste da Europa e na Ásia. O Brasil seguiu a tendência mundial, de acordo com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, onde foram reduzidos 45% o número de infecções da AIDS em crianças menores de cinco anos de idade e 42% nos últimos oito anos, na transmissão vertical.

O Brasil ainda tem alguns desafios para enfrentar a doença como o aumento do uso de preservativos entre os jovens, o diagnóstico precoce da doença e a diminuição do preconceito para com que as pessoas que convivem com o HIV.

Banner Whatsapp Desktop
PMCG
AL MS