
No início tarde desta terça-feira (4), um problema no Sistema Interligado Nacional causou falta de energia em três reigões do paí. Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção aconteceu às 14h03 na regiões Norte, Sul e Sudeste. A frequência foi normalizada às 14h41.
A Light, companhia energética do Rio de Janeiro, informou que o fornecimento de energia foi interrompido para aproximadamente 600 mil clientes. A empresa informou que o fornecimento foi interrompido em cidades da Baixada Fluminese como Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Nova Iguaçu e nas seguintes regiões da cidade do Rio de Janeiro: Bangu, Campo Grande e Guaratiba, Grande Méier, Jacarepaguá, Pavuna, Inhaúma, Irajá, Penha, Cascadura, Madureira.
Em São Paulo, de acordo com a Eletropaulo, a falha afetou o fornecimento de energia nos municípios de Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu e Diadema, além de bairros da capital.
Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.
Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.
Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas.

