08 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Justiça

Novo Fórum de Coxim dará melhor estrutura ao Judiciário na comarca

11 fevereiro 2014 - 15h10
Joenildo Chaves é presidente do TJMS
Joenildo Chaves é presidente do TJMS - Divulgação
Cassems
Nos próximos 12 meses a sociedade coxinense verá o desenvolvimento de uma das maiores obras do setor público daquela localidade: a construção do novo prédio do Fórum da comarca. A assinatura da ordem de serviço aconteceu na sexta-feira e permitirá a construção do novo prédio. Quem a assinou foi o Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
 
Solenidade contou com a participação especial do presidente do TJMS
 
A solenidade, que aconteceu no local onde será a obra, reuniu o Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, os juízes Luiz Felipe Medeiros Vieira, Tatiana Dias de Oliveira Said, Cláudio Muller Pareja e Daniel Scaramellla Moreira, o deputado Junior Mochi (PMDB), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado(OAB/MS), da Procuradoria-Geral de Justiça, da Defensoria Pública, além de vereadores e outras autoridades locais.
 
Em um discurso que arrancou muitos aplausos dos presentes, chaves destacou a contribuição dos que o antecederam para mais esta conquista do Poder Judiciário estadual, e lembrou que houve avanços em muitos setores. O presidente do TJMS apontou ainda que sua administração trabalha de forma compartilhada, razão pela qual busca sempre parcerias para concretizar os mais diferentes anseios, tanto da magistratura quanto dos jurisdicionados.
 
“A construção de um prédio novo do fórum é um desejo antigo de juízes e servidores, porém, é necessário ressaltar que não estamos fazendo nada mais que nossa obrigação ao propiciar melhores condições para uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz. A sociedade terá melhores condições de atendimento, e nossos magistrados e servidores ainda mais qualidade ao atender a população que busca na justiça a solução de seus conflitos”, disse ele.
 
O prefeito de Coxim, Aluisio São José, agradeceu ao Poder Judiciário ter elencado a construção do Fórum como prioridade. “Cada um celebra sua parcela de contribuição para a realização desta obra. Muito obrigado pelo prédio arquitetonicamente tão bem idealizado”, declarou.
 
Outro a comemorar o avanço foi o presidente da Amamsul, Wilson Leite Corrêa. Ele fez questão de comparecer à solenidade por entender que a nova estrutura atenderá antigo pleito da magistratura e garantirá que, na função de distribuir justiça, o juiz possa atuar com mais segurança.
 
“É bom que se frise que tudo isso só será possível com recursos do TJMS, além de ser o resultado da união de esforços. Ficamos felizes em ver que finalmente Coxim terá um prédio que condiz com a qualidade da magistratura que lá atua”, expressou.
 
Várias autoridades foram até o município para participar do evento
 
Estrutura
 
O novo fórum terá quatro gabinetes, salas de audiências, plenário para Tribunal do Júri, cartório único amplo, salas de conciliação do juizado, de distribuição, para a Defensoria e para a Promotoria, em um total de 1.544 m².
 
No prédio serão abrigadas salas de assessorias, da OAB, de oficiais de justiça, assistente social, psicóloga, testemunhas, secretaria, Posto de Atendimento ao Cidadão, além de banheiros coletivos, hall de entrada, estacionamento privativo para juízes, com entrada independente para presos, e estacionamento para servidores e o público.
 
A acessibilidade é outra preocupação, assim, serão instaladas rampas, banheiros adaptados, sinalização tátil de pisos e calçadas, permitindo todos os acessos para atender pessoas com necessidades especiais.
 
A nova construção buscará sustentabilidade e eficiência energética, por isso o prédio será equipado com condicionadores de ar tipo split, telhas termoacusticas, pintura de paredes externas em cores predominantemente claras, luminárias e lâmpadas de alta eficiência.
 
Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE