04 de dezembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
maracaju natal 2
AGRICULTURA

Na Dinapec, encontro de jovens do Agro tem participação do Mapa e do Governo de MS

25 fevereiro 2019 - 14h30
Fort Atacadista Natal

Campo Grande (MS) – O encerramento da Dinâmica Agropecuária organizada pela Embrapa Gado de Corte e a Famasul, em Campo Grande, contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck e o presidente da Famasul, Mauricio Saito.

Para contribuir com a discussão do 15º Encontro de Jovens da Agropecuária, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Jovem, a ministra falou da importância de aproximar cada vez mais o jovem das atividades do setor produtivo considerando seu olhar moderno e a disposição. “Sempre me motiva muito quando vejo jovens interessados no agronegócio. Sua missão é muito importante, e sua responsabilidade é muito grande. Vocês são fundamentais para renovar e modernizar a atividade”, disse durante a palestra aos jovens.

A ministra demonstrou preocupação com o êxodo rural e a necessidade da capacitação no campo, comentou a deficiência da comunicação no agro, destacou o trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul pelo Governo do Estado principalmente na agricultura familiar, deu sua opinião sobre a reforma da previdência e falou da sua recente visita ao Nordeste, na pequena agricultura do semiárido onde práticas modernas e o cooperativismo tem possibilitado ampliar a produção em terras consideradas num passado não tão distante, inaptas para produção agrícola.

Tereza falou ainda da reformulação do serviço de assistência-técnica no Ministério, da importância de se evoluir nos sistemas de fiscalização e controle da produção de alimentos, tema que esteve em pauta em Seminário organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na semana passada, e dos avanços do Programa que visa a retirada da vacinação contra febre aftosa no Brasil.

Antes de participar do giro pela Dinapec, a ministra ouviu, dos jovens, sugestões para facilitar a formação acadêmica e concedeu entrevista coletiva à imprensa local.

Acompanhada pelo secretário da Semagro, Tereza Cristina percorreu os estandes de produtores ligados à Famasul e de representantes da agricultura familiar.

Também estiveram na Feira, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal; o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o superintendente Federal do Mapa no Mato Grosso do Sul, Celso Martins; dos diretores-presidentes Luciano Chiochetta (Iagro) e André Nogueira (Agraer), entre outras lideranças do setor produtivo.

Jovens no campo

Dados do  IBGE mostram que o percentual de jovens que vivem no campo se manteve relativamente estável de 2001 a 2015. Segundo o IBGE, o meio rural tinha, em 2015, cerca de 7,1 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, o que correspondia a 14,7% da população total de jovens do País.

Um novo movimento é percebido no mercado de agronegócio e tem atenuado o desafio de manter o jovem na área rural em determinadas regiões do Brasil. Da cidade para o campo, eles buscam oportunidades com a introdução das novas tecnologias no processo de produção agropecuária.

Texto e fotos: Kelly Ventorim – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) com informações do Mapa

 

Banner Whatsapp Desktop
Comper sem sair de casa

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

O que você pretende fazer com o 13º salário?

Votar
Resultados
Natal Comper
Departamento de Operações de Fronteira - Disque Denúncia
PREF DE MJU