ribas
Saúde

Municípios assinam convênio para implantação de SAMU regional

24 novembro 2011 - 07h52
Comper

Será assinado nesta quinta-feira (24), às 9h, no auditório da Casa Engº Carlos Mônaco, na Esplanada Ferroviária, um termo de cooperação entre as prefeituras de Campo Grande, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo e Terenos, que irá possibilitar a implantação do SAMU Regional e o atendimento à Rede de atenção às urgências integradas e regionalizadas. Isto se dará por meio da doação de uma ambulância básica doada, pelo Ministério da Saúde, para cada cidade participante.

De acordo com o termo de cooperação a ser assinado pelos municípios, os participantes irão se comprometer a manter a ambulância (que é do tipo D, ou seja, UTI móvel) devidamente equipada e com escala de plantão completa para realização de transferências intermunicipais. Cabe destacar que o veículo poderá ser utilizado somente nas cidades conveniadas, ficando proibida a utilização em estradas intermunicipal, estadual ou federal para transporte de pacientes que estejam fora dos limites do município.

A administração fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) em Campo Grande. A pasta será responsável pelo gerenciamento interno entre as cidades envolvidas e o grupo de trabalho, bem como oferecer treinamento, avaliar os resultados de trabalho e firmar parcerias com instituições de apoio como a Defesa Civil, Infraero, Exército, Aeronáutica, polícias Militar e Civil.

Já os três municípios conveniados ficam comprometidos a participar de reuniões periódicas, dos treinamentos, palestras e implantar o Comitê de Urgência e Emergência em cada localidade, além de habilitar o número 192 (Samu 192) para atender a demanda da população. A previsão para o início das atividades é fevereiro de 2012.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas