03 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Internet

Mundo comemora os 25 anos da Web

12 março 2014 - 16h54
Envie uma frase de felicitação
Envie uma frase de felicitação - Reprodução / site OECD
Hoje, em todo o mundo, as pessoas estão se unindo ao inventor da web, Tim Berners- Lee, para comemorar o aniversário de 25 anos da World Wide Web. Para marcar a ocasião, todos estão convidados a compartilhar mensagens de felicitações nas redes sociais usando a hashtag #web25. As mensagens selecionadas serão publicadas em um cartão virtual de aniversário no site http://www.webat25.org/.
 
Berners-Lee e duas organizações próximas a ele - a World Wide Web Foundation e o World Wide Web Consortium -, também convidam as pessoas a tomar medidas para proteger e melhorar a web aberta em 2014.
 
Lembrando o tema do seu famoso Tweet durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012, "Isto é para Todos", Berners-Lee disse:
 
"Os bilhões de usuários da web são o que a fizeram grande. Espero que muitos deles juntem-se a mim hoje para comemorar este importante marco. Eu também espero que este aniversário desencadeie uma conversa mundial sobre a nossa necessidade de defender os princípios que fizeram da web um sucesso. É preciso desbloquear o potencial inexplorado da web. Eu acredito que podemos construir uma web que seja realmente para todos: uma web que seja acessível a todos a partir de qualquer dispositivo e que capacite todos nós a alcançar nossa dignidade, direitos e todo o nosso potencial como seres humanos. Conte-nos seus sonhos para a web com #Web25."
 
Criada em março de 1989, a web tem transformado a forma como o mundo se comunica, cria e colabora. Mais de duas em cada cinco pessoas no mundo, muitas vezes divididas geograficamente e socialmente, estão agora ligadas à web. A cada minuto, elas enviam umas as outras centenas de milhões de mensagens, compartilham 20 milhões de fotos e gastam pelo menos US$ 15 milhões em bens e serviços. O sucesso da web pode ser atribuído ao seu desenho original, como um sistema descentralizado e uma arquitetura aberta que qualquer um poderia ajudar a construir.
 
No entanto, o verdadeiro potencial da web aberta como uma ferramenta para o empoderamento em todo mundo ainda precisa acontecer, e pode diminuir se os principais desafios não forem resolvidos. Ao longo de 2014 e posteriormente, Berners-Lee buscará engajar os usuários da web, empresas e políticos no debate crítico de questões como:
 
Como podemos conectar as quase três em cada cinco pessoas em todo o mundo que ainda não estão conectadas à web?
 
Regulamentação da Internet está muito disputada em terreno mundial e nacional. Que novas soluções inclusivas podem evitar os danos de uma web fragmentada?
 
A nossa capacidade de usar a web para falar e organizar coletivamente está sob ameaça de censura e vigilância, qualquer usuário online está ameaçado por cibercrimes. Como podemos atender a sociedade a partir das necessidades crescentes de liberdade e privacidade online, bem como de segurança?
 
Globalmente, menos de 10% do conjunto de dados-chaves do governo têm sido abertos gratuitamente para aproveitamento online, limitando drasticamente o empoderamento de inovação da web em áreas como a melhoria do transporte público e a luta contra a corrupção. Que medidas podem ser tomadas para despertar o verdadeiro poder dos dados abertos?
 
A plataforma web aberta deve ser capaz de se expandir para atender a indústria que demanda por interoperabilidade, mobilidade e desempenho em dispositivos conectados de todas as formas e tamanhos. Como vamos enfrentar os desafios colocados por essa diversidade?
 
Como vamos promover um rico ecossistema de diversidade e inovação a longo prazo, ao invés de jardins murados menos férteis?
 
"Se queremos uma web verdadeiramente para todos, então todos devem ter um papel na formação de seus próximos 25 anos", Berners-Lee concluiu.
 
Tim Berners-Lee
 
Graduado na Universidade de Oxford, Berners-Lee inventou a World Wide Web - uma iniciativa de hipermídia baseada na Internet para o compartilhamento global de informação -, quando estava no CERN, o Laboratório de Física de Partículas Europeu, em 1989. Ele escreveu o primeiro cliente Web e servidor em 1990. Suas especificações de URIs, HTTP e HTML foram refinadas como tecnologias de propagação da Web. Ele é diretor do W3C e da World Wide Web Foundation. Além disso, é o professor fundador da 3Com Escola de Engenharia com um compromisso comum no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação e Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde também preside o Grupo de Informação Descentralizada (DIG). Ele também é professor no Departamento de Eletrônica e Computação na Universidade de Southampton, no Reino Unido.
 
Consórcio World Wide Web
 
O World Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio internacional onde as organizações associadas, profissionais de tempo integral e o público trabalham juntos para desenvolver padrões Web. Atualmente, o consórcio conta com mais de 375 organizações filiadas. O W3C faz a sua missão através da criação de normas e diretrizes da Web projetadas para garantir o crescimento a longo prazo para a Web. Hoje, a plataforma web aberta é o principal foco. O W3C é dirigido conjuntamente pelo MIT e o Laboratório de Inteligência Artificial (MIT CSAIL) nos EUA, o Consórcio Europeu de Investigação em Informática e Matemática (ERCIM) com sede na França, Universidade de Keio, no Japão, e Beihang University na China, além de Escritórios Regionais. Para mais informações acesse http://www.w3.org/.
Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE