ALMS PI 383771260-x-120
Nacional

Maranhão tentou solicitar a transferência de 50 presos às federais

18 janeiro 2014 - 07h23
Em Pedrinhas morreram 62 em 2013
Em Pedrinhas morreram 62 em 2013 - Reprodução / Agência Brasil
Comper
O governo do Maranhão encaminhou ao Ministério da Justiça lista com o nome de 35 presos que podem ser transferidos para presídios federais. A maior parte do grupo está no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), e são acusados de liderar facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas no estado e de comandar atos violentos.
O Ministério informou que a primeira análise dos perfil dos presos é feita pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O departamento inclusive já identificou que, dos 35 presos listados, apenas nove atendem às exigências do Decreto 6.877/2009 e estão aptos a serem transferidos para o Sistema Penitenciário Federal. Dos nove detidos, a Justiça maranhense já autorizou a transferência de dois.
Falta agora apenas o aval da Justiça Federal para que eles sejam remanejados. Os demais sete detentos ainda aguardam o pronunciamento do juiz estadual.
Oferecida pelo Ministério da Justiça, a transferência é uma das 11 medidas do plano de combate à violência no sistema carcerário maranhense, anunciado após os ataques a ônibus e delegacias registrados em São Luís, no último dia 6. Um dos ataques resultou na morte da menina Ana Clara Santos Souza, de 6 anos, que estava no interior de um dos veículos.
De acordo com o ministério, já há, atualmente, 22 presos maranhenses em estabelecimentos federais.
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas