Mais de 8,8 milhões de eleitores já fizeram o recadastramento biométrico em mais de 300 municípios de 14 estados e do Distrito Federal, incluindo nove capitais. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é recadastrar 13,8 milhões de eleitores em diversas cidades do país. O processo é gratuito e obrigatório: quem não comparecer terá o título cancelado e não poderá votar em outubro.
O processo de recadastramento teve início no ano passado. A primeira experiência do Brasil com o voto pelo sistema biométrico foi nas eleições municipais de 2008. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à época, mais de 40,7 mil eleitores dos municípios de Colorado do Oeste, em Rondônia, Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul, e São João Batista, em Santa Catarina, experimentaram a novidade e, desde então, o recadastramento dos eleitores tem sido feito gradativamente.
Considerada uma tecnologia mais segura, a biometria tem como objetivo habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais organizados pela Justiça Eleitoral.
Você tem feito atividade física neste período de pandemia?