06 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
APROVADO

Inmetro renova certificação concedida ao LabSenai Cerâmica de Rio Verde

Auditorias a cada dois anos têm como objetivo a evolução no atendimento das indústrias cerâmicas na realização de ensaios cerâmicos com qualidade, segurança e confiabilidade

24 junho 2016 - 10h28DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA
LabSenai Cerâmica passou pela 4ª auditoria do Inmetro
LabSenai Cerâmica passou pela 4ª auditoria do Inmetro - Divulgação
Cassems

O LabSenai Cerâmica, instalado no Senai de Rio Verde, passou com sucesso pela 4ª auditoria de manutenção do processo de acreditação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que avaliou o sistema de gestão e a área técnica nos processos de manutenção do escopo de blocos cerâmicos e de escopo de telhas cerâmicas. As auditorias promovidas a cada dois anos têm como objetivo a evolução no atendimento das indústrias cerâmicas na realização de ensaios cerâmicos com qualidade, segurança e confiabilidade. 

Segundo o gerente do Senai de Rio Verde, Valter Costa de Almeida, o LabSenai Cerâmica recebeu neste mês de junho, nos dias 21 e 22, a equipe de auditores do Inmetro, composta pelos avaliadores Antônio Guilherme Ramos e João Carlos Marques, e, na ocasião, foi confirmada a qualidade dos processos técnicos e de gestão exigidos como requisitos pela NBR ISO/IEC 17025:2005, ABNT NBR 15270/05 e ABNT NBR 15310/09. "O laboratório possui uma equipe técnica capacitada e comprometida com os resultados operacionais e, mais uma vez, conseguimos ótimos resultados no processo de auditoria e reconhecimento profissional da equipe", pontuou. 

Para o auditor do Inmetro João Carlos Marques, o LabSenai Cerâmica é referência na área de blocos e telhas cerâmicas e tem atuado com qualidade nesses oito anos de acreditação, com uma equipe treinada e habilitada. "Estamos controlando o trabalho realizado pelo Laboratório desde 2008 e o LabSenai Cerâmica mantém um excelente desempenho dos ensaios executados. Na Região Centro-Oeste é o único laboratório cerâmico acreditado pelo Inmetro", destacou, parabenizando a estrutura do local. 

O laboratório 

A coordenadora do LabSenai Cerâmica, Vânia Carla Souza Brito, explica que a auditoria técnica avalia a qualificação dos profissionais que atuam no Laboratório para que eles realizem os ensaios laboratoriais e possam emitir a logo do Inmetro nos relatórios. "O excelente desempenho nas avaliações dos ensaios de proficiência e do sistema de gestão demonstram maturidade e seriedade nas ações que são desenvolvidas diariamente pela equipe do laboratório respeitando e cumprindo a política de qualidade do laboratório", disse. 

Ela acrescenta ainda que a auditoria no sistema de gestão da qualidade considerou o sistema quanto à implantação da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025/2005, que dispõe sobre os requisitos gerais para a competência de Ensaios, gerindo tudo o que o laboratório deve fazer e ter inserido para emitir o selo do Inmentro. "Esse processo é importante para atestar se o laboratório está em conformidade com a norma e, consequentemente, o resultado positivo resulta em mais credibilidade ao trabalho realizado por nós", declarou. 

O LabSenai Cerâmica conta com a estrutura física de três laboratórios - química, matéria-prima e produtos acabados - e uma equipe técnica de profissionais nas áreas de cerâmica e química, visando atender as demandas das indústrias. Referência em serviços de consultoria, pesquisa mineralógica, ensaios de matéria-prima e produtos, o LabSenai Cerâmica atende as indústrias de Mato Grosso do Sul e também das regiões de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Pará, São Paulo, Goiás e Paraguai. 

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE