30 de outubro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
TCE - Devolução Auxílio Emergencial
Empreendedorismo

Indústria de confecções encontra em presídios mão-de-obra qualificada

Internas se qualificam, garantem renda e reduzem pena
Internas se qualificam, garantem renda e reduzem pena - Assessoria
Fort  Atacadista - 21 ANOS

A parceria estabelecida entre a Divisão de Trabalho da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e uma empresa de confecção de uniformes vem garantindo às internas da Capital trabalho remunerado e qualificação profissional na indústria têxtil, um dos ramos em maior crescimento e que é responsável por cerca de 10% das vagas de emprego no Estado, segundo dados da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

Em 2006, foi instalada pela empresa Agosto Uniformes uma confecção no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ). No local, as internas aprendem a costurar e fazer acabamento em peças; o treinamento dura 30 dias. A iniciativa recebeu o nome de “Vestindo a Liberdade”.

Nestes dois anos, várias detentas foram qualificadas pelo “Vestindo a Liberdade” e atualmente 22 trabalham na fábrica, recebendo mensalmente ¾ do salário mínimo e remição de um dia na pena para cada três trabalhados.

De acordo com o proprietário da confecção, Edson Germano, a fábrica do presídio produz uma média de três mil peças de uniformes por mês, que são encomendadas por empresas do Mato Grosso do Sul e de outros estados.

A idéia de aproveitar o trabalho de internas, conforme Germano, surgiu da falta de mão-de-obra qualificada para atuar na indústria têxtil, já que, em média 82%, dos trabalhadores do setor são preparados pelo próprio estabelecimento. “Como tínhamos que qualificar nossos empregados, pensamos em somar a isso a questão social, e colaborarmos com a ressocialização das detentas”, explica. “Entendemos que a violência não é um problema que deve ser resolvido só pela polícia, todos podemos colaborar, e a contribuição da nossa empresa é o oferecimento de trabalho”, completa.

Banner Whatsapp Desktop
MS Digital
TCE - Devolução Auxílio Emergencial