04 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Curiosidades

Hubble encontra jatos de água em uma lua de Júpiter

18 dezembro 2013 - 16h04
Querem saber se existe vida
Querem saber se existe vida - Nasa
Cientistas da Nasa sempre acreditaram que a Europa, uma das luas do planeta Júpiter, possui um grande reservatório de água debaixo da sua crosta gelada. Como água significa que existe potencial de vida (da maneira como conhecemos), a Agência Espacial Americana sempre dedicou um interesse especial à lua.
 
A mais nova descoberta sobre Europa reforça a concepção dos pesquisadores: o telescópio espacial Hubble encontrou evidências de que existem enormes jatos de vapor sendo expelidos pela lua através de rachaduras.
 
A primeira vez que os cientistas observaram os jatos de água foi no ano passado. Na verdade, eles encontraram áreas de luz ultravioleta nas imagens do Hubble. Só depois é que eles determinaram que essa luz estava sendo criada quando moléculas de água alcançavam grandes alturas e acabavam quebradas pelo campo magnético de Júpiter.
 
As informações coletadas pelo Hubble também indicam que a gravidade de Júpiter exerce uma forte influência nas rachaduras. Quando a lua está próxima do planeta, o fluxo dos jatos de água parece parar. Mas no momento em que Europa se afasta, ele volta a funcionar normalmente.
 
A descoberta é importante porque vai permitir a investigação sobre a existência de água na Europa sem precisar buscar os supostos oceanos subterrâneos. A Nasa está se preparando agora para estudar melhor o vapor expelido pela lua.
Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE