02 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Tecnologia

Hackers "ocupam" Câmara dos Deputados nesta terça-feira

18 fevereiro 2014 - 08h51
Divulgação

Já imaginou um laboratório hacker institucionalizado? Na Câmara dos Deputados, esse espaço será possível. Uma resolução de 2013 da Câmara criou o LabHacker com o objetivo de aproximar as atividades legislativas do debate sobre tecnologias.

O lançamento oficial do laboratório acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro com a participação de hackers e ativistas de cinco regiões brasileiras.

Em geral, hacker é alguém que sabe como modificar aspectos mais profundos de dispositivos, programas ou redes. Instituições governamentais costumam realizar maratonas com esses hackers para encontrar falhas ou criar novas funcionalidades. A criação do Laboratório, por exemplo, é resultado de um “Hackathlon” realizado no ano passado na Câmara dos Deputados.

Segundo a diretoria do Laboratório, o evento pretende ouvir a sociedade e deputados para construir as competências, o planejamento e a forma de funcionamento do espaço. Interessados no evento poderão acompanhar a atividade tanto presencialmente quanto virtualmente por meio de um bate-papo.

O evento terá como destaque debates sobre transparência e dados abertos, uso de softwares e hardwares livres e privacidade na web. O evento também abordará a polêmica de espionagem virtual feita pelos Estados Unidos e denunciada por Edward Snowden.

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE