18 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
maracaju covid
NOVIDADE CULTURAL

Grupo Sabin inaugura primeira ludoteca no Mato Grosso do Sul

O espaço, instalado na DEPCA, foi equipado com recursos lúdicos para ajudar nos atendimentos às vítimas de violência.

25 fevereiro 2016 - 15h49Da redação com informações da assessoria
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

Para ajudar a reparar danos sociais e psicológicos sofridos por menores vítimas de violência, o Laboratório Renato Arruda/Grupo Sabin, por meio do investimento social do Instituto Sabin, inaugurou hoje (25), a primeira ludoteca no Mato Grosso do Sul.

O espaço ficará instalado na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), equipado com jogos, brinquedos, livros e material pedagógico para auxiliar o trabalho de aproximação e interação de psicólogos e assistentes sociais.

A inauguração contou com as presenças do gerente Executivo do Instituto Sabin, Fábio Deboni; dos gestores regionais do laboratório, Dr. Renato Arruda e Dr. Saulo Valente; além do secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Helton Fonseca Bernardes; e do delegado-chefe da DEPCA, Paulo Lauretto.

A proposta do projeto é oferecer um ambiente propício para o acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência. “Os brinquedos e os jogos auxiliam o trabalho. Quando a criança está ali, naquele ambiente, se sente mais à vontade para falar da violência que sofreu ou presenciou, o que facilita um diagnóstico”, explica o gerente do Instituto Sabin.

Vários objetos fazem parte do universo das ludotecas, entre eles estão quebra-cabeça, fantoches, bonecas de pano, giz de cera, massa de modelar. Outros brinquedos também são utilizados no trabalho de acompanhamento, como bonecos sexuados, que representam policial, família terapêutica e família inclusão social.

Criado em 2008, o projeto conta com 55 unidades instaladas em fóruns de tribunais, hospitais regionais e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) no Distrito Federal, Uberaba (MG), Luziânia (GO), Anápolis (GO), Águas Lindas (GO), Belém (PA), Barreiras (BA), Salvador (BA) e Palmas (TO).

Cerca de 40 mil pessoas já foram impactadas pelo projeto. Segundo Deboni, “a instalação da ludoteca proporciona um atendimento com mais qualidade, o que ajuda a minimizar o sofrimento psíquico, reparar os danos e a restabelecer a proteção no âmbito familiar”.

Sobre o Instituto Sabin

O Grupo Sabin desenvolve projetos de responsabilidade social, por meio do Instituto Sabin, criado em 2005 como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), para promover ações com a comunidade nas áreas de saúde, educação, esporte e pesquisa.

Serviço - A 1ª ludoteca no Mato Grosso do Sul fica na rua Dr. Arlindo de Andrade, nº 145, bairro Amambaí em Campo Grande (entre as Ruas Cândido Mariano e Antônio Maria Coelho).

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Considerando a pandemia do novo coronavírus, você acha que o TSE deveria ter editado resolução e tornado o voto não obrigatório este ano?

Votar
Resultados
TJ MS INTERNO
pmcg ms
TJ MS