
O governo do Estado lança ainda no primeiro semestre deste ano mais um concurso para professores da Rede Estadual de Ensino. Sem ser preciso nos números, o governador André Puccinelli disse que “pode ser mais que mil [vagas] em 2014”.
A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) afirma que os professores aprovados neste concurso serão empossados para atuar a partir do segundo semestre deste ano.
O concurso é parte de um acordo assinado dois anos atrás entre o governo estadual e a federação que representa os professores. O acordo previa a promoção de concursos a fim de diminuir a quantidade de professores convocados - aqueles que são chamados para lecionar nas escolas públicas sem enfrentar certames.
A matéria assinada por Patrícia Belarmino informa que a Fetems estima que, hoje, nove mil dos 20 mil professores da rede estadual sejam convocados. Os números do governo são outros: “temos aproximadamente sete mil professores convocados”, contou Puccinelli. “Vamos fazer concurso para que convocados sejam substituídos por concursados”, concluiu.
Os aspectos legais e administrativos necessários para fazer a seleção já estão acertados.
