
A ampliação de formação de médicos do governo federal chega ou contempla duas universidades de Mato Grosso do Sul, ambas na Capital. Campo Grande terá mais 60 vagas para cursos de Medicina, da UFMS (Universidade Federal de MS) e da Anhanguera/Uniderp. O número foi ratificado nesta quinta-feira (30) e publicado pelo MEC (Ministério da Educação) em portaria no Diário Oficial da União. O Estado passa a contar com 280 vagas academicas, entre as tr~es instituições que oferecem o ensino superior.
O documento traz o deferimento dos pedidos de ampliação de cada instituição, como parte também da expansão, que faz parte da proposta, anunciada em junho de 2012 pelo MEC, de dobrar as vagas em Medicina no Estado, passando de 110 para 220, somente nas instituições públicas de ensino.
Conforme portaria, do total de vagas abertas, serão mais 20 vagas para UFMS e 40 para a Uniderp, que coloca em pratica a proposta do governo federal, que encabeça o Programa de Expansão do Ensino Médico.
Como fica as cadeiras
Na UFMS, a oferta de vagas sobe de 60 para 80. Contudo, de acordo com a assessoria de imprensa da universidade, a ampliação deve ser efetivada somente em 2015. A alegação é que os processos já foram feitos para 2014 e tem que ser visto a estrutura, apesar de pareer que 20 novos alunos, não causaria tanta modificação.
Na Uniderp, que é particular, o total de vagas sobe de 80 para 120. A instituição não se pronunciou ainda sobre a pratica das vagas que ainda é maior, que a Federal, para este ano.
Outra universidade, a terceira do Estado, que possui Medicina, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) apesar de ser a mais nova, ampliou as vagas no curso, no ano passado. A Medicina da UFGD fez a ampliação de 50 para 80 vagas.
