20 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
JBS - Covid 19
INTERIOR

Feira apresenta novas tecnologias para agricultura familiar em Dourados

Agricultores familiares reúnem-se para conhecer e trocar informações sobre atividades produtivas e agregar valor aos processos mercadológicos

8 março 2016 - 11h30Da redação com informações da assessoria
Assessoria

A feira 'Tecnofam' acontecerá de 11 à 13 de maio, onde o agricultor  e demais interessados terão disponíveis em um só evento, tecnologias e conhecimentos que poderão melhorar a produtividade de suas lavouras e pastagens e também podem aumentar a eficiência das operações agropecuárias.

A Tecnofam acontece na Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados-MS. O objetivo maior do evento é proporcionar oportunidades aos agricultores familiares de melhorarem as atividades produtivas, agregação de valor, processos organizacionais e de comercialização. Para isso, serão apresentadas alternativas  tecnológicas e arranjos de sistemas de produção, maquinários, implementos e equipamentos, além de discutir suas funcionalidades. 

Este será o segundo ano de realização da Tecnofam e estão programadas atividades tecnológicas a campo, pela manhã; oficinas práticas abordando temas estratégicos, à tarde; "Dedo de Prosa", que apresenta experiências exitosas e discussão com outros grupos de interesse no início da tarde; e mostras permanentes durante todo o evento. São tecnologias que abordam diversas áreas, como irrigação, leite, forrageiras para suplementação animal, mandiocultura, horticultura, aquaponia, entre outras.

A expectativa para 2016 é que 1500 pessoas participem do evento. No primeiro ano, em 2014, 1211 pessoas estiveram presentes, vindas de 64 municípios, sendo 58 de Mato Grosso do Sul (dentre os 78 municípios existentes no Estado); três municípios do Paraná; um de São Paulo; um do Rio Grande do Sul e um da Bahia. 

Segundo o pesquisador Guilherme Asmus, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, o objetivo institucional da Tecnofam é consolidá-la como principal evento tecnológico para a agricultura familiar do Estado de Mato Grosso do Sul.

"Em 2014 pelo número de pessoas que vieram à Tecnofam e pelos resultados obtidos, percebemos que existe um espaço enorme em Ciência & Tecnologia para desenvolver a agricultura familiar e que devemos investir nesta área para construirmos a programação de pesquisa e de transferência de tecnologias", explica. 

Entre as novidades estão a mostra de máquinas e equipamentos próprios para a agricultura familiar e a feira de produtos. "Além das atualizações tecnológicas, queremos promover a troca de experiências entre agricultores familiares, ajudar a identificar problemas e priorizar demandas tecnológicas e de conhecimentos", afirma Auro Otsubo, pesquisador e chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste.

 

Banner Whatsapp Desktop
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você apoia o retorno do ensino presencial em escolas públicas ainda no ano de 2020?

Votar
Resultados
GAL COSTA
TJ MS
pmcg ms