
A palestra, gratuita e aberta à comunidade, será na próxima segunda-feira,13, às 19h, na Unimed.

O estresse afeta a rotina das pessoas nos mais diversos ambientes, inclusive no profissional. Com o objetivo de discutir o assunto e indicar os caminhos para a prevenção desse problema, o Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Campo Grande (SEMPRE), promoverá no dia 13 de outubro, às 19h, no Auditório da Cooperativa, a palestra “Estresse no trabalho: Como prevenir?”.
A palestra, gratuita e aberta ao público em geral, será ministrada pela psicóloga Débora Kyrillos, que vai mostrar que o estresse, cada dia mais presente na vida dos trabalhadores, tem cura e pode ser evitado com um amplo programa de prevenção, que inclui desde mudanças de comportamento até cuidados especiais com a alimentação.
Em recente pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (ISMA) que ouviu mil profissionais de diversos países, o Brasil liderou o ranking de horas trabalhadas por semana: com 54 horas, contra a média mundial de 41. No quesito “exaustão física e emocional”, que avalia o nível de estresse do trabalhador, o Brasil registrou o segundo por índice, ficando atrás apenas do Japão e superando países como China, Estados Unidos e Alemanha.
Esses dados são fortes indicativos das atuais condições de trabalho no mercado corporativo brasileiro, cada vez mais competitivo e exigente. O resultado é o crescente índice de profissionais afastando-se do trabalho por doenças geralmente causadas por um alto nível de estresse, como hipertensão, úlcera e lesões por esforços repetitivos, estas conhecidas como síndrome de LER.
A palestra “Estresse no trabalho: Como prevenir?” faz parte do ciclo de Palestras promovido pelo SEMPRE, com o objetivo de informar e esclarecer a comunidade campograndense, abordando conteúdos atuais, numa linguagem clara e acessível a todos.
